Karatê | Da redação/com O Estado MS | 28/11/2013 10h34

Carateca vai ser a única do Estado a disputar a Gymnasiades

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - A sul-mato-grossense Yanne Vasques Yule, 15 anos, está em Brasília (DF), treinando com a seleção de Karatê que vai representar o Brasil na Gymnasiades.

A estudante do Colégio Mace será a única atleta do Estado a disputar a competição, considerada uma Olimpíada Estudantil, por ser realizada a cada quatro anos pela ISF (Federação Internacional de Esporte Escolar).

A cerimônia de abertura ocorre nesta quinta-feira, 28, às 15h, e o evento vai reunir 1,7 mil atletas, de 48 países, com idades entre 15 a 17 anos. Yanne garantiu participação no torneio ao vencer no peso até 53 kg a seletiva nacional em setembro, que foi feita também nas outras modalidades: atletismo, natação, judô, ginásticas artística, rítmica, aeróbica e xadrez.

A carateca se mostra entusiasmada ao participar do torneio. Yanne já foi duas vezes campeã brasileira no kumite na categoria infantil (12 a 13 anos) e no infanto-juvenil (14 a 15 anos). No ano passado ficou em quarto lugar no Pan-Americano realizado no México. “Todas estas competições me dão a experiência necessária para estar no torneio. Espero ao fim das disputas terminar com bom resultado”, disse Yanne.

A lutadora se apresentou à seleção de caratê na terça-feira, 26, para a última etapa de treinamento. A equipe brasileira é formada por 24 lutadores, sendo 11 no feminino e 13 no masculino. As disputas do Karatê começam amanhã e vão até sábado. “Ter este último contato é importante para saber o que os técnicos da seleção estão preparando para a competição. E treinar com atletas de outros Estados é sempre um aprendizado”, comentou a faixa-preta.

Ao todo, 135 atletas e 19 técnicos farão parte da delegação do Brasil. O Estado de São Paulo lidera a lista com 34 atletas, Distrito Federal em segundo com 24 e Minas Gerais em terceiro com 23 atletas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS