Karatê | Da redação | 12/09/2018 11h19

Campeonato reúne mais de 700 atletas do Brasil em Três Lagoas

Compartilhe:

No último sábado (08), Três Lagoas sediou o 1º Open de Karatê Nacional “Sensei Takashi Shigeeda” – Mato Grosso do Sul, evento que reuniu lutadores de 35 associações de cinco estados brasileiros, sendo Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A competição aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes “Cacilda Acre Rocha” e foi organizada pela Associação Zanon de Karatê de Três Lagoas, com a parceria da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) e empresas apoiadoras. Foram 735 atletas inscritos de todas as idades e ambos os sexos, disputando diversas modalidades.

Além das lutas tradicionais, houve a modalidade de kata (luta imaginária), graduação de faixas de novatos, veteranos e apresentação do carateca mais novo, com quatro anos de idade, e do mais velho, com 75 anos.

Na classificação geral, a AZK de Três Lagoas foi a campeã do Open. Em segundo lugar, ficou a delegação de Presidente Prudente – SP, seguida por Paulicéia – SP. Em quarto e quinto lugar, consagraram-se os atletas de Araçatuba e Jales, respectivamente, ambas do interior paulista.

A secretária da SEJUVEL, Marisa Rocha, e o diretor de Juventude, Amilson Torres, prestigiaram a competição que, também teve apoio da Federação Oficial de Karatê de Mato Grosso do Sul (FKMS) e da Confederação Brasileira de Karatê.

Após a entrega da premiação, o presidente da AZK e FKMS, Cloudoardo Zanon, agradeceu o apoio da SEJUVEL. “Quero agradecer imensamente o apoio e carinho que a secretária Marisa Rocha teve pelo nosso evento, muito importante para valorizar e difundir a arte marcial no Município e no Estado. Esta parceria coloca Três Lagoas em destaque no cenário dos campeonatos nacionais do karatê”, finaliza o presidente.

QUEM FOI SENSEI TAKASHI SHIGEEDA

Nascido em 1957, o Mestre Takashi Shigeeda foi um dos expoentes e seguidores da filosofia tradicional do Karatê do Mestre Funakoshi no Brasil. Faixa preta, foi o 6º Dan da Confederação Brasileira de karatê e da Federação Paulista de Karatê.

Com pais, tios e avôs mestres em artes marciais, Shigeeda iniciou os treinos com quatro anos de idade no interior de São Paulo, intercalando entre as aulas de Kendo, Sumô e Judô.

Em 1976, na periferia de São Paulo, no bairro São Miguel Paulista, fundou a Associação Zenbu-kai. Em 1998, fundou a Organização Internacional Shotokan-Ryu, para unir as associações e clubes de outros países, sendo Uruguai, Chile e Argentina.

Durante sua vida dedicada ao esporte, formou mais de 185 atletas faixa preta, ajudou a criar e supervisionar diversas associações pelo interior paulista, além de lutar pelo reconhecimento do karatê. Faleceu aos 60 anos de idade, no dia 11 de dezembro de 2017, em Lauro de Freitas – BA, devido às complicações por causa de uma picada de cobra.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS