Judô | Lucas Castro | 05/08/2019 12h59

Time Judô MS termina Brasileiro Sub-18 2019 com sete medalhas

Compartilhe:

Os atletas de Mato Grosso do Sul retornaram do Campeonato Brasileiro de Judô Sub-18 2019 com sete medalhas. A competição foi sediada na Arena da Juventude, em Deodoro, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro-RJ, na sexta-feira (2) e sábado (3).

O único ouro foi obtido por Aléxia Vitória Nascimento, de 16 anos, da Associação Atlética Judô Futuro, de Campo Grande, na categoria meio-leve, até 48 quilos. A judoca superou na final Fabiane Pires, do Distrito Federal. Este foi o bicampeonato da campo-grandense.

Com o primeiro lugar, ela cravou vaga ao Campeonato Mundial Sub-18, que será realizado em Almaty, no Cazaquistão, de 19 a 30 de setembro. Aléxia Nascimento lidera, com certa folga, o Ranking Nacional 2019, em sua categoria. A segunda colocada é a também sul-mato-grossense Letícia Domingues Menino, do Judô Clube Rocha, da capital.

técnico da seleção brasileira sub-18 masculina, Douglas Potrich, afirma que o campeonato reservou surpresas. "A competitividade interna está cada vez mais próxima e isso eleva o nível do campeonato, principalmente para os atletas que estavam fazendo resultados fora do país. Também é preciso fazer o dever de casa para se manter em alto nível, e os judocas que se classificaram para Almaty se destacaram nas competições internacionais. Tanto que, em quatro competições, eles conseguiram medalha em três, apresentando bom nível técnico. Mas, temos atletas que apresentaram um bom judô aqui e estamos observando, e isso nos deixa feliz".

Aléxia Nascimento (2ª da esq. p/ dir.) estará no Mundial Sub-18 (Foto: Arquivo pessoal)

Leia também: MS obtém 120% a mais de medalhas no Brasileiro Sub-15 de Judô 2019

As outras seis medalhas faturadas pela delegação sul-mato-grossense foram de bronze.

Confira os atletas que subiram ao pódio:

  • Letícia Reis de Souza Borges (superligeiro, até 40kg) - Associação Desportiva Moura/Estoril
  • Milena Maria Pereira Leite Demarco (meio-médio, até 57kg) – Associação Desportiva Moura/Estoril
  • Kanã Waura de Carvalho (médio, até 63kg) - Clube Sakurá de Judô
  • Karla Rocha de Oliveira (pesado, acima de 70kg) - Associação Faixa Preta de Judô
  • José Marco Pereira Leite Demarco (meio-leve, até 60kg) - Associação Desportiva Moura/Estoril
  • Guilherme Mendes de Morais (leve, até 66kg) - Associação Atlética Judô Futuro

O número de medalhas obtidas pelo Time Judô MS nesta edição do Brasileiro Sub-18 é o mesmo do ano passado. No entanto, em 2018, foram 3 ouros, 1 prata e 3 bronzes, colocando Mato Grosso do Sul no segundo lugar geral da classificação por estados, atrás somente do Rio Grande do Sul. Neste ano, a delegação sul-mato-grossense terminou em sétimo, com a participação de 20 atletas, 10 em cada naipe.

Família Demarco, com Ana Clara, Milena e José, esteve nos Brasileiros Sub-15 e Sub-18
(Foto: Arquivo pessoal)

Não deixe de conferir: Esporte Ágil TV traz Igor Rocha, presidente do Judô Clube Rocha

A competição na capital fluminense reuniu 357 judocas (190 no masculino e 167 no feminino) de todas as unidades federativas do Brasil. Segundo a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), apenas atletas de 14 estados subiram ao pódio.

São Paulo liderou o quadro de medalhas, com 13 (6 ouros, 4 pratas e 3 bronzes). Rio de Janeiro ficou na segunda posição, com 12 (3 ouros, 2 pratas e 7 bronzes). Quem encerrou na terceira colocação foi Pernambuco, que obteve 4 medalhas, sendo 2 de ouro e 2 de prata.

O destaque foi o terceiro lugar de Mato Grosso do Sul na classificação final do naipe feminino, atrás apenas de Rio de Janeiro (1º) e São Paulo (2º). Já no quadro de medalhas do masculino, Mato Grosso do Sul terminou em nono. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS