Judô | Com Sesc | 03/03/2020 09h53

Sesc recebe Mestre do Judô para capacitação de professores

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Professores do Sesc Escola Horto e Sesc Camillo Boni participaram neste final de semana da capacitação com o Mestre Nicodemos Figueiras Júnior, iniciando a inserção do Judô nas aulas de Educação Física na Escola Horto.

Durante o treinamento o mestre abordou os métodos do ensino da modalidade nas escolas do Japão, de forma que os professores possam incrementar esta metodologia nas escolas do Sesc, visto que a modalidade no Japão, é tratada como um esporte educacional, mantendo a essência para o qual o seu criador, o mestre Jigoro Kano, propôs desde 1882. O treinamento faz parte da parceria entre o Sesc MS e Instituto KodoKan do Brasil.

Nicodemos Figueiras Júnior é faixa preta 5° Dan, Graduado em Educação Física pela UFMS, Pós-Graduado em Treinamento Desportivo pela Universidade Federal de Rondônia e Mestre em Psicologia da Saúde (Qualidade de Vida) pela Universidade Católica Dom Bosco. Representou a Federação de Judô e o Brasil em Tóquio durante o Programa de Intercâmbio Sport for Tomorow.

Participaram do treinamento os professores, Mayara Pereira da Silva Ribeiro, Ivanilza dos Santos, Hélio Centurião, Pedro Medrado, Emory Alves Spontoni, os gerentes Marlucy Rodrigues e Arthur Rodrigues Touro Cavalheiro e o assessor técnico, José Carlos Rigo Alves.

Sobre o Judô – A UNESCO, braço das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, destaca o Judô como um esporte que possibilita o relacionamento saudável com outras pessoas, e a modalidade como esporte para formação inicial para as crianças e jovens de quatro a vinte e um anos promovendo educação integral, aprimorando as possibilidades psicomotoras.

A prática do Judô não só ocorre o fortalecimento do corpo, mas também do espírito, esse princípio filosófico é aplicado na vida social superando desafios e obstáculos. A disciplina ensinada dentro do tatame e também utilizada fora dele, a interação da prática leva aos alunos a solucionar a questão sem uso da força.

Durante a vivencia dos jogos a criança é estimulada a trabalhar os aspectos cognitivos, sócio afetivo e motor. Desta forma a atividade visa contribuir para o desenvolvimento integral do aluno.

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