Judô | Lucas Castro | 08/08/2019 11h52

Larissa Farias estreia contra guatemalteca no judô do Pan

Compartilhe:

Os adversários iniciais dos brasileiros no judô nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, no Peru, foram definidos nesta quarta-feira (7), após sorteio das chaves das 14 categorias em congresso técnico. O Brasil entra em ação a partir desta quinta-feira (8), em Videna, com a sul-mato-grossense Larissa Farias (até 48kg), além de Larissa Pimenta (até 52kg) e Renan Torres (até 60kg). No total, serão 138 judocas em ação, sendo 69 homens e 69 mulheres de 25 países.

As disputas terão início às 14h (horário de MS). A judoca de Mato Grosso do Sul, de 22 anos, natural de Ladário, a 426 quilômetros da capital Campo Grande, pisa no tatame às 16h (de MS). O primeiro desafio será contra Jacqueline Solis, da Guatemala, no confronto preliminar, na chave A.

Quem passar, enfrenta a argentina Paula Pareto, em duelo que definirá a campeã do grupo. Caso a brasileira vença a atleta da Argentina, vai encarar na semifinal Vanesa Godines, de Cuba ou Anne Suzuki, dos Estados Unidos, que vão ao tatame, em confronto único, pelo grupo B.

Já pelo grupo C, pelo naipe feminino, na categoria até 52 quilos, Larissa Pimenta vai para o embate contra Diana de Jesus, da República Dominicana, em disputa de quartas de final. Se avançar, a atleta da seleção verde e amarela enfrenta, na semifinal, Brillith Gamarra, do Peru ou Marie Besson, do Canadá, que disputam na chave D.

O único representante tupiniquim no masculino, nesta quinta (8), Renan Torres, luta contra Adonis Diaz, dos Estados Unidos, pela categoria até 60 quilos, em confronto válido pelo grupo D, já nas quartas de final. Na semifinal, pode ir para a disputa contra Julio Molina (Guatemala), Bernabe Vergara (Panamá) ou Roberto Almenares (Cuba), que duelam no grupo C.

Atualmente, Larissa é a 2ª melhor brasileira na categoria até 48 kg
(Foto: Arquivo pessoal/@larissarianne)

O técnico da equipe feminina brasileira, Mario Tsutsui afirma, o site oficial da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), que será essencial manter a concentração, visto que a competição é de tiro curto, com a maioria dos brasileiros estreando nas quartas de final.

“Acho que as meninas saíram bem no posicionamento das chaves. Agora é esperar que lutem com bastante disposição, porque é uma competição muito curta e de muita intensidade. Não pode dar bobeira, vacilar. Aqui na Pan-América a gente sabe que um shido (punição) faz muita diferença. Vou conversar com elas para entrarem muito concentradas e seguirem em frente", destaca o sensei.

Mais Brasil no tatame

A campeã olímpica Rafaela Silva (até 57kg), Daniel Cargnin (até 66kg) e Jeferson Santos (até 73kg) lutam na sexta-feira (9).

No sábado (10), o Brasil será representado por Alexia Castilhos (até 63kg), Ellen Santana (até 70kg), Eduardo Yudy Santos (até 81kg) e Rafael Macedo (até 90kg).

No último dia da modalidade no Pan-Americano de Lima, a líder do ranking mundial, Mayra Aguiar (até 78kg), inicia sua caminhada na competição. Beatriz Souza (acima de 78kg) e David Moura (acima de 100kg), ouro no Pan-Americano de Toronto 2015, fecham a campanha brasileira em Lima.

"Nunca tivemos tantos atletas estreantes como temos nessa edição. É o recorde do Brasil em termos de atletas estreantes em Jogos Pan-Americanos. Mas, estão muito bem preparados, são experientes em eventos do circuito, têm tido um crescimento dentro deste ciclo olímpico e, por isso, estão aqui, são os melhores atletas que a gente tem hoje para estar representando o Brasil nos Jogos Pan-Americanos", ressalta Ney Wilson, gestor de Alto Rendimento da CBJ e chefe de equipe do judô em Lima.

Delegação verde e amarela de judô (Foto: Washington Alves/COB)

Dos 13 convocados, 10 são estreantes na competição intercontinental. Os "veteranos" são Rafaela, Mayra e David.

As finais desta quinta-feira (8) serão às 18h (de MS).

*Com informações da CBJ.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS