Judô | Da redação/com CBJ | 02/05/2014 14h59

Judocas de MS vão disputar Troféu Brasil em Santa Catarina

Compartilhe:

Blumenau (SC) - No próximo final de semana, três e quatro de maio, Blumenau recebe uma das competições mais importantes do judô nacional, o Troféu Brasil de Judô 2014. O campeonato irá reunir 430 atletas de 72 clubes e terá a presença de atletas da seleção brasileira de judô. No domingo, também acontece o Qualifying do Grand Prix Nacional de Judô.A Equipe Futuro representa o Estado de MS e reunirá 25 atletas.

A competição, realizada há 14 anos, é considerada uma das mais fortes do país. Além de ser aberta, possibilitando, por exemplo, a participação de um número maior de competidores por categoria do que nos Brasileiros, o nível do torneio aumenta a cada ano, principalmente depois que o campeonato passou a valer para a Bolsa Atleta Nacional - este será o terceiro ano - e a garantir vaga para a Seletiva Rio 2016. No final deste ano, os atletas terão a última oportunidade de conseguir uma vaga na equipe principal para este ciclo olímpico.

“Foi muito bom ganhar o Troféu no ano passado, porque consegui minha vaga na seletiva para seleção. Esse ano eu pretendo fazer o mesmo”, disse Bárbara Timo, uma das três atletas da seleção no peso médio ao lado de Maria Portela e Nádia Merli. “Além de ser um campeonato com nível excelente, eu tenho a oportunidade única de defender o meu clube, o Flamengo, que me apoia”, contou a atual campeã do Troféu Brasil na categoria.

Além de Bárbara, o Flamengo terá outros 15 atletas no torneio. O Instituto Reação, equipe da campeã mundial Rafaela Silva, levará o maior número de competidores entre as entidades: serão 32 judocas na disputa. Pinheiros com 29, Sogipa com 27 e Minas com 23 também estarão bem representados.

Eduardo Bettoni (90kg), reserva de Tiago Camilo na seleção brasileira, já esteve em diversos Troféus. Na sua última participação, no ano passado, sagrou-se campeão. Em boa fase – ouro no Open de Buenos Aires e no de Montevidéu em março – mostrou-se otimista para a disputa do próximo final de semana.

“Sempre esperamos ter um bom desempenho. Depois dos bons resultados nos últimos torneios, estou confiante para o Troféu”, contou o atleta do Minas. Bettoni ainda destacou a importância da competição. “Com seu alto nível, revela novos talentos e permite que os atletas da seleção tenham um treinamento a altura das competições internacionais”.

Qualifying do Grand Prix Nacional de Judô

No domingo, a partir das 14h, depois das últimas categorias do Troféu, as disputas no Qualifying do Grand Prix Nacional de Judô agitam o Ginásio Galegão. A competição, que tem caráter seletivo, classifica o primeiro e segundo lugares (tanto no masculino quanto no feminino) para o Grand Prix Nacional de Judô, no final do ano.

Pela pré-inscrição estão confirmadas 14 agremiações, dentre elas a Associação de Judô Expedito Falcão, clube de Sarah Menezes, que disputará com a equipe masculina. Ao todo a seletiva contará com seis equipes no feminino e 12 no masculino.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS