Judô | Da Redação/Com Assessoria de Comunicação de Dourados | 22/03/2012 10h34

Estudante de 11 anos representará Dourados em Brasileiro

Compartilhe:

Dourados (MS) - A atleta douradense Fernanda Estefany Andrade Pereira, de 11 anos, é um exemplo de garra e superação. Com uma história de vida marcada pela tragédia de ver o pai ser assassinado e ter de enfrentar um câncer desde bebê, a aluna da Escola Municipal Laudemira Coutinho de Melo, no Jardim Santa Maria, vai representar Dourados em uma competição nacional de judô.

Peso ligeiro na categoria infantil Sub-13, Fernanda se classificou para o Brasileiro de Judô região 5, que inclui o Centro-Oeste, e será disputado em Brasília, nos dias 21 e 22 de abril. Vão participar dessa etapa atletas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Rondônia e Tocantins. O campeão de cada categoria garante pontos no ranking para participar do Brasileiro final, que é o campeonato envolvendo todas as regiões e os melhores atletas do país.

Filha de uma família humilde do Jardim Santa Hermínia, Fernanda enfrentou uma trajetória difícil, apesar de ter apenas 11 anos de idade. Logo nos primeiros meses de vida, a mãe Cleunice de Andrade, 34, desconfiou que a filha tinha algum problema de saúde e a levou ao médico.

Os exames constataram que ela estava com um tumor no rim. Fernanda foi então encaminhada para tratamento em Campo Grande. Internada na Santa Casa para tratar o câncer, a menina contraiu uma pneumonia que quase a levou à morte.

A medicação ministrada para tratamento da pneumonia fez com que agravasse o estágio do câncer. Após a pneumonia ser curada, Fernanda começou o tratamento de quimioterapia na capital. “Passei quatro meses dentro de um hospital cuidando da minha filha. Foi uma época muito difícil”, conta Cleonice.

Terminado o tratamento, Fernanda passava alguns dias em casa, mas as viagens ainda eram constantes a Campo Grande para a sequência do tratamento. “Foram quase oito anos nessa luta”, conta a mãe da atleta.

Ainda em tratamento, há cinco anos, Fernanda e o irmão mais velho viram o pai ser assassinado em frente de casa enquanto brincava com outras crianças. “Pensei que ela poderia ter uma recaída, mas ela foi muito forte e conseguiu superar mais essa dificuldade”, diz Cleonice.

Há dois anos Fernanda conseguiu superar o câncer e voltou a estudar com mais vontade. Na Escola Municipal Laudemira Coutinho de Melo a menina começou a frequentar os projetos Mais Educação e Judoquinha, que oferecem aulas de judô.

A vontade e garra de Fernanda impressionaram o coordenador do projeto Judoquinha, o professor Cristiano Stefanello da Silva. Ele conta que Fernanda ficou em 3º lugar na Copa Mac, em Maracaju.

Em Dourados, foi campeã da modalidade nos jogos das escolas da Rede Municipal. Também sagrou-se campeã do torneio-início do Estadual de Judô e conseguiu classificação para o Brasileiro de Judô. “Acredito no potencial da Fernanda. É uma atleta ágil, tranquila e determinada. Vamos treiná-la para que faça o melhor no Brasileiro”, afirma Cristiano.

O Secretário municipal de Educação Walteir Betoni também acredita no potencial de Fernanda e diz que ela é um exemplo de superação a ser seguido. Ele destacou que os programas desenvolvidos nas escolas municipais têm revelado grandes talentos. “Nossa tarefa é garimpar talentos, incentivar e fazer a inclusão nos campeonatos, como tem sido com a Fernanda”, afirma o secretário.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS