Judô | Lucas Castro | 10/05/2019 13h31

CBJ convoca sete judocas de MS para Taça Brasil Sub-21

Compartilhe:

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) convocou sete judocas de Mato Grosso do Sul para a Taça Brasil Sub-21 de Judô. O torneio acontecerá na Arena do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. O evento vai reunir cerca de 360 atletas de 89 clubes brasileiros nos dias 11 e 12 de maio, sábado e domingo.

Foram convocados Gian Carlos Coutinho (Associação Atlética Judô Futuro) pela categoria ligeiro (até 60 kg), Ivan Lhopis (Associação Atlética Judô Futuro) na leve (até 73 kg), Giovane Cano (Associação Cano de Judô) pela categoria meio-médio (até 81 kg) e Agson Lima (Associação Atlética Judô Futuro) na meio-pesado (até 100 kg).

Pelo naipe feminino, integrarão a delegação sul-mato-grossense Aléxia Souza Nascimento (Associação Atlética Judô Futuro) pela categoria ligeiro (até 48 kg), Aline Sá Neves (Associação Atlética Judô Futuro) pela meio-leve (até 52 kg) e Bruna Proença (Associação Atlética Judô Futuro) pela categoria médio (até 70 kg).

Além do título nacional, os atletas brigam por pontos no ranking que, definirão junto aos pontos do Estágio Internacional de Leibnitz (Áustria), a seleção que representará o país no Campeonato Pan-Americano Júnior de Cali, em julho, na Colômbia. Os líderes de cada categoria no ranking, após Leibnitz, formarão a seleção júnior para o Pan-Americano.

"É uma competição estratégica para os atletas que estão brigando por essa vaga no Pan. O critério de convocação é o ranking nacional júnior e a Taça distribui até 180 pontos", explica Marcelo Theotônio, gestor das Equipes de Base da CBJ, que acompanhará as disputas em Minas Gerais.

De acordo com Theotônio, a participação de atletas da classe juvenil (sub-18) é favorável no que se refere ao desenvolvimento do atleta. “Aumenta a competitividade interna e nos permite medir a distância entre as duas classes de idade", pontua.

Segundo a CBJ, ao final da Taça Brasil, os atletas poderão permanecer na capital mineira para o Treinamento de Campo, organizado pelo Minas Tênis Clube e pela Federação Mineira de Judô, de 13 a 16 de maio. Posteriormente, nos dias 18 e 19, o clube realizará a tradicional Copa Minas Tênis Clube de Judô, com disputas nas classes sub-13, sub-15, sub-18 e sênior.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS