Judô | Olimpíada Todo Dia | 04/11/2020 10h44

CBJ anuncia Copa Brasil Interclubes de judô para novembro

Compartilhe:

A CBJ (Confederação Brasileira de Judô) realizará entre os dias 25 e 29 de novembro, a primeira edição da Copa Brasil Interclubes de Judô, novidade no calendário nacional de 2020, paralisado desde março pela pandemia do novo coronavírus. Este será o principal evento nacional de judô organizado pela CBJ neste ano e contará com a presença de grandes nomes da modalidade.

A competição, que será por equipes mistas no formato da nova prova olímpica do judô para Tóquio, reunirá seis grandes clubes do Brasil em estrutura “bolha”, seguindo rígidos protocolos de segurança, no centro de treinamento do Futebol Clube Sky Brasil, em Santana de Parnaíba, São Paulo.

Instituto Reação (RJ), Sogipa (RS), Minas Tênis Clube (MG), Esporte Clube Pinheiros (SP), Clube Paineiras do Morumby (SP) e o Sesi (SP) são os clubes que disputarão o título inédito da Copa Brasil em 2020. Todos eles são formados, em sua maioria, por judocas que integram a seleção brasileira principal, fortalecendo ainda mais a preparação desses atletas rumo a Tóquio-2020.

Injeção de ânimo nos atletas
“Esse evento reacende nossa esperança para superarmos esse momento difícil e é uma injeção de ânimo nos atletas, fãs e técnicos. É uma satisfação para a CBJ concretizar a Copa Brasil e também uma demonstração de união dessas instituições em prol do judô nacional”, destaca o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges.

“Esse evento é uma oportunidade para mantermos nossos atletas competitivos, para recuperar o ritmo de competição agora que a IJF (Federação Internacional de Judô) reabriu seu calendário. A gente está buscando colocar nossos atletas em estado de prontidão e essa competição vem ao encontro dessa proposta. A Copa Brasil dará ainda uma oportunidade para outros atletas que não foram ao Grand Slam ou ao Pan de poder voltar a competir”, explica Ney Wilson Pereira, gestor de Alto Rendimento da CBJ.

Formato de disputa
Os seis clubes serão divididos em dois grupos de três. Todos se enfrentam dentro dos seus respectivos grupos e os dois melhores classificados de cada lado avançam às semifinais. Os vencedores das semifinais se enfrentarão pelo título, enquanto os perdedores decidem o terceiro lugar.

Cada equipe será formada por até seis atletas, sendo três categorias masculinas (73kg, 90kg e +90kg) e três femininas (57kg, 70kg e +70kg). Cada clube será composto por, no máximo, dez integrantes entre atletas e comissão técnica.

Programação da Copa Brasil Interclubes de Judô
26/11 – 1º Dia de Competição – Fase de Grupos

27/11 – 2º Dia de Competição – Fase de Grupos

28/11 – 3º Dia de Competição – Semifinais

29/11 – 4º Dia de Competição – Final e Terceiro Lugar

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS