Judô | O Estado MS | 12/01/2016 09h30

Atletas de MS falam de experiência com judocas estrangeiras

Compartilhe:

As Sul-mato-grossenses que se destacaram na temporada passada estão em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, para treinamento de campo internacional, promovido pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô). É o primeira preparação deste tipo no ano e envolve as participações de atletas da seleção de base e da principal, lutadores da Rússia e Azerbaijão, medalhistas olímpicos e mundiais.

Primeiras a pisarem no tatame, Vitória Andrade (Judô Rocha, 57 kg) e Gabriela Paliano (Judô Futuro, 78 kg) tiveram a oportunidade de treinar com as campeãs mundiais Rafaela Silva e Mayra Aguiar e olímpica Sarah Menezes.

Gabriela classificou para o treinamento após vencer a Seletiva Nacional das Equipes de Base realizada no fim de novembro no Centro de Treinamento da CBJ em Lauro de Freitas (BA). É uma das 16 atletas da categoria sub-18 que se preparam para disputar o circuito europeu. “É a primeira vez que estou em um treinamento com a seleção principal. Está sendo muito bom, estou ganhando bastante experiência. São meninas medalhistas mundiais, está sendo muito bom pode treina com elas. É muito gratificante, dá pra me imaginar de como seria do outro lado. É um sonho sendo realizado”, conta à judoca que se mudou de Dourados para Campo Grande para dedicar ainda mais ao judô.

Layana Colman (Judô Rocha, 52 kg) e Camila Gebara (Sakurá, +78 kg), apontadas como os principais nomes da próxima geração, esperam por chances na seleção principal. “Treinamento está sendo bem proveitoso pelo fato que é o ano olímpico. Estamos treinando com as meninas que vão disputar a Olimpíada. E o nosso foco também é a Olimpíada enquanto mais puder sentir deste clima, para mim é melhor”, comenta Layana.

“No Brasil o judô é uma coisa, no Japão é outro”, afirma atleta

A campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude em 2014, afirma que o judô praticado em outros países tem muito a ensina. “O treinamento acrescenta muita experiência porque o judô é muito amplo, não é um ‘feijão com arroz’, ele tem muita coisa para ensinar. No Brasil o judô é uma coisa, no Japão é outra totalmente diferente. A Rússia que está vindo é outra. Para mim, quando mais escolas estiverem para aprender será melhor”, complementa.

Em seu primeiro ano de categoria sênior, Camila Gebara vai focar no título brasileiro. “Acho que não vai ter muitas competições importantes neste ano, mas (vou) focar no Brasileiro Sênior para conseguir bom resultado e continuar treinando bastante. Eu espero ser convocada para mais treinamento deste tipo por causa da Olimpíada, para servir de apoio para as atletas que vão e assim começar pegar confiança e o lugar delas, para o ano que vem consegui ingressar de vez na seleção principal”, espera a douradense que no ano passado foi chamada para defender a equipe principal no Desafio contra Áustria.

O treinamento de campo está previsto para encerrar no sábado, além dos 62 atletas brasileiros participam 27 atletas da Rússia e 25 do Azerbaijão.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS