Jogos Escolares | Da redação | 09/05/2006 14h28

Xadrez nos 17º Jemics começa nesta terça-feira na Capital

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - A modalidade de xadrez dos 17º Jogos Escolares Mirins Campo-grandenses (Jemics), promovido pela Prefeitura de Campo Grande, com realização da Funesp e coordenação técnica da Federação Sul-mato-grossense de Xadrez (Fesmax), será disputada nos dias 9 e 10 de maio no Clube União, a partir das 13h30, por 17 equipes no naipe masculino e 11 equipes no feminino.

A competição municipal acontece nas modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, ginástica olímpica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol e xadrez, envolvendo aproximadamente 1.300 atletas de até 14 anos de idade, estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares. A solenidade de abertura foi no Ginásio de Esportes do Colégio Oswaldo Tognini, no dia 3 de maio.

Para o professor João Rocha, presidente da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), os jogos servem para estimular a prática esportiva entre os estudantes do município e também para selecionar os melhores atletas para representarem a Capital nos Jogos Escolares Estaduais, nos dias 12 e 13 de agosto em Três Lagoas, que também servirá como seletiva para as Olimpíadas Escolares (JEBs 2006) em Brasília.

O sistema de disputa será o suíço individual, com trinta minutos para nocaute, entre os 49 enxadristas no masculino e as 32 no feminino. A classificação geral por equipes (soma dos pontos obtidos por integrantes da mesma escola com o desempate) vai indicar os representantes da Capital nos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (JEMS).

Os destaques por equipes no masculino são a Escola Municipal Vanderley Rosa, o Colégio Militar e a Escola Estadual Vespasiano Martins. No feminino, a Escola Estadual Vespasiano Martins, a Escola Estadual Alice Zampiere e a Funlec Oswaldo Togini.

No individual, Gabriel Marques, Paulo Souza e Eder Moreira no masculino, e Layla Meneguine, Vanessa Nogales, Jussara Prates, Mariana da Silva, Thalita Araújo e Melina da Silva no feminino destacam-se.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS