Jogos Escolares | Da redação | 22/08/2016 14h10

Prefeitura inicia a 34ª edição dos Jogos Infantis da Reme

Compartilhe:

A Prefeitura Municipal de Campo Grande iniciou nesta sexta-feira (19), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a 34º edição dos Jogos Infantis da Rede Municipal de Ensino (Jires). A competição foi organizada pela equipe da Divisão de Esporte, Arte e Cultura (Deac) da Semed e ocorreu no Clube União dos Sargentos, com a disputa dos jogos de xadrez e dama. “Esta é uma etapa única com a participação de alunos nascidos entre 2005 e 2007. No total são 49 escolas participantes e 220 alunos inscritos”, informou um dos organizadores do evento, professor Márcio Angelo.

A etapa de xadrez e dama de 2016 contou com a parceria da Federação Sul-Mato-Grossense de Xadrez. Segundo o presidente da Federação, Angelo Mendonça, há mais de dez anos a equipe de arbitragem da entidade não participa dos jogos. “Depois de 12 anos retomamos essa parceria que é muito importante porque a participação da arbitragem propicia aos alunos um ambiente real de jogo nos moldes de competições internacionais da Federação, além de ser um estimulo para a prática de xadrez e torneios entre os alunos”, argumenta Mendonça.

Para o coordenador do Deac, Rogers Sampaio, a presença dos árbitros da Federação eleva o nível técnico dos alunos. “Isso estimula os professores e, consequentemente, eles se sentirão valorizados pelo trabalho que realizam com os nossos alunos. Acredito que quem tem que cuidar do fomento dessa modalidade é a arbitragem e, tecnicamente, isso é muito importante", frisa.

Esta é a primeira vez que a aluna Ana Claudia da Silva de 11 anos, da Escola Municipal Dr. Eduardo Olímpio Machado participa do Jires e, apesar da ansiedade, demonstrou segurança. “Eu aprendi rápido a jogar xadrez, e apesar de estar participando pela primeira vez dos jogos, eu quero me divertir. Eu não estou aqui só pra ganhar”, disse.

Os amigos Gustavo Jair e Lucas Soares, ambos com 11 anos, estudam na Escola Municipal Nazira Anache e demonstraram destreza no manuseio das peças. “No começo achei difícil, mas agora que já me acostumei acho muito legal o jogo de xadrez, e estou ensinando até os meus amigos”, ressalta Gustavo. Já Lucas reconhece que os contornos feitos durante o jogo no tabuleiro o ajudaram a desenvolver a concentração. “O jogo de xadrez me ajuda a pensar rápido e acho isso muito bom, porque me ajuda no dia a dia da escola também”, observa o estudante.

O Jires continuará com competições de mini-voleibol, previsto para a próxima segunda-feira (22) no Parque Tarsila do Amaral, das 7h às 17h. Já na quarta-feira (23), a disputa será com o mini-handebol, na Escola Municipal Eduardo Olímpio, das 7h às 17h. E Na quarta-feira (24), a competição segue com mini-futsal, no Parque Tarsila do Amaral, das 7hàs 17h. Para os dias 30 e 31 de agosto, estão previstas as disputas de mini-basquete, das 7h às 17h e tênis de mesa, que tem início previsto para as 13h e término às17h. Ambos acontecem na Escola Municipal Vanderlei Rosa. A 34ª edição do Jires vai até 10 de setembro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS