Jogos Escolares | Globo.com | 21/09/2007 13h36

Olímpiadas Escolares terá presença de campeões mundiais

Compartilhe:

Presença

Poços de Caldas (MG) - A partir do próximo dia 27, a cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, sediará a maior edição já realizada das Olimpíadas Escolares, para alunos de escolas públicas e particulares de 12 a 14 anos. A competição, no entanto, não será o único atrativo para os adolescentes atletas: durante o evento, eles poderão conhecer de perto os ídolos Tiago Camilo, Hugo Hoyama, Vicente Lenílson e Leonardo Guedes, que farão palestras, clínicas e visitas a escolas da cidade anfitriã.

Campeão mundial de judô, no Mundial do Rio de Janeiro, Tiago Camilo deverá ser um dos mais assediados pelos adolescentes, que também poderão aprender com o veterano Hugo Hoyama, que se aposentou do tênis de mesa profissional após a conquista de sua nona medalha pan-americana, o recorde brasileiro.

Medalha de ouro no Pan e prata nas Olimpíadas de Sydney, Vicente Lenílson, do atletismo, também dividirá a sua história de sucesso com os alunos. Campeão mundial júnior em 2006, o nadador Leonardo Guedes deverá ser a fonte de inspiração mais próxima para os atletas, que têm na competição a chance para mostrar seus talentos no esporte.

Cerca de 3.000 alunos, de 775 escolas de todo o Brasil estarão na briga. Nove modalidades estarão em disputa: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol e xadrez. A competição tem como objetivo promover a inclusão social a partir do esporte, complementar a educação pedagógica nas escolas da rede pública e privada de todo o país, além de detectar novos talentos para o esporte brasileiro.

"O evento continua crescendo a cada ano, como planejamos. A competição tem grande importância para o esporte nacional, pois promove experiências fundamentais para a evolução dos jovens. A familiarização com valores como o fair play, trabalho em grupo, responsabilidade, respeito ao meio ambiente, intercâmbio com diferentes culturas regionais, além das possibilidades com o turismo e o lazer, deixarão um grande legado", comemora Edgar Hubner, Gerente Geral do Departamento de Eventos do COB e Diretor Geral das Olimpíadas Escolares.

As Olimpíadas Escolares 2007 são realizadas em uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro, Ministério do Esporte e das Organizações Globo, com apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e do Governo do Estado de Minas Gerais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS