Jogos Escolares | Globo.com | 27/09/2007 15h16

Olímpiadas Escolares começam hoje em Poços de Caldas

Compartilhe:

Poços de Caldas (MG) - A partir desta quinta-feira, 27 de setembro, Poços de Caldas volta a ser a capital do esporte escolar no Brasil. Pelo segundo ano consecutivo, a cidade mineira recebe as finais das Olimpíadas Escolares para crianças de 12 a 14 anos. A competição, que vai até o dia 7 de outubro, terá a participação de mais de 3.000 alunos, que disputarão nove modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. A finais para atletas entre 15 e 17 anos serão realizadas em João Pessoa (PB), de 8 a 18 de novembro.

Disputada no atual formato desde 2005, quando as Olimpíadas Escolares substituíram os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) após 26 edições, a competição visa a promover os ideais de inclusão social pelo esporte e contribuir para a revelação de jovens talentos. Os estudantes das 775 instituições de ensino públicas e privadas se classificaram após seletivas municipais e estaduais em 24 estados.

A festa começa com a cerimônia de abertura, nesta quinta-feira. No dia seguinte, começam as disputas de atletismo, futsal, judô, tênis de mesa e natação, modalidades cujas provas se encerram no domingo. A partir de segunda, será a vez de vôlei, xadrez, handebol e basquete.

Além das disputas, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) preparou uma série de atividades com o objetivo de valorizar as Olimpíadas e reforçar a integração entre cultura e esporte. Em Poços de Caldas, os jovens poderão conhecer atletas como Tiago Camilo, campeão mundial de judô, e Hugo Hoyama, maior medalhista pan-americano do Brasil, que darão palestras durante o evento.

A programação cultural promete agitar as delegações e a população local, com passeios ecológicos, apresentações de grupos de teatro, de dança e folclore nacional. Para fechar com chave de ouro, a organização anunciou que os melhores atletas de cada etapa serão premiados junto com os maiores astros do país no Brasil Olímpico, em dezembro.

As Olimpíadas Escolares 2007 são realizadas através de uma parceria entre o Comitê Olímpico Brasileiro, o Ministério do Esporte e as Organizações Globo, com apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e do Governo do Estado de Minas Gerais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS