Jogos Escolares | Da redação | 19/09/2016 08h18

MS embarca para João Pessoa para disputar Jogos na Paraíva

Compartilhe:

Os melhores atletas de Mato Grosso do Sul, com idade entre 12 e 14 anos, estão prontos para a disputa dos Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa (PB). Depois de vencerem os Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (JEMS), os garotos e as garotas têm a meta de superar as 11 medalhas conquistadas no ano passado, em Fortaleza (CE). A viagem está marcada para a manhã desta segunda-feira (19).

Medalhistas de 2015 estão de volta. Caso dos judocas Guilherme Silva e Lorraine Batista da categoria até 40kg. O garoto de Água Clara foi prata, em luta polêmica. Lorraine ficou com o vice-campeonato e em 2016 busca sua terceira medalha nacional. O judô deu ao Estado, em 2015, cinco medalhas e deve ser destaque novamente.

Os nadadores Caio França e Luis Henrique Vieira também agarraram a chance de retornar aos Jogos Escolares da Juventude. Caio foi terceiro do país nos 400m nado livre, em 2015, e tem grandes expectativas para este ano.

Luisinho está mais forte e experiente e não teve dificuldades para vencer o estadual nos 50m peito e garantir lugar no nacional para juntar outras medalhas à prata conquistada em 2015.

Bruna de Jesus é outra atleta que volta aos nacionais. Prata no lançamento de dardo, em 2015, ela venceu o estadual e participa este ano no disco e no dardo. A atleta ainda briga pela medalha no handebol. A equipe do Licurgo de Campo Grande dominou os Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul, venceu Dourados na final e será o Estado no brasileiro.

No masculino, os garotos da Escola Castelo Branco de Jardim brigam por um lugar no pódio brasileiro. A vaga foi conquistada após campanha perfeita nos Jems.

No futsal também tem estreia, com domínio do interior. Os garotos da comandante Dutra de Sonora ficaram com a vaga, após jogos de alto nível.

No feminino, MS será representado pelo time da escola indígena Guarani Kaiowa Mbo’Eroy de Amambai. As meninas formaram a melhor equipe da competição e conquistaram a admiração dos adversários.

No basquete, as vagas foram disputadas em finais emocionantes. O representante masculino foi conhecido nos últimos segundos. Os garotos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora quebraram a hegemonia de Ponta Porã e se garantiram no nacional.

No feminino, o time bicampeão, da escola Parque São Carlos, de Três Lagoas suou para derrotar as meninas de Nova Andradina. A vaga veio apos duas prorrogações. A meta é fazer uma campanha superior a de 2015 e voltar à elite.

No vôlei, a escola Calvoso de Ponta Porã, mostrou sua força e será novamente a representante de MS. Em atuações de gala o time masculino e o feminino venceram os Jems. Na final feminina Ponta Porã ganhou de Aquidauana e na masculina bateu Jardim. No nacional de 2015, as equipes não conseguiram mostrar todo seu potencial. A intenção, este ano, é subir de divisão.

Outros veteranos buscam sua primeira medalha. No tênis de mesa, Eduardo Kato, de Ponta Porã forma equipe com a colega de cidade Maria Eduarda dos Santos e com Thales Kinjo e Mariana Aguena de Campo Grande. Na ginástica rítmica, Mariane Araújo de Campo Grande participa novamente dos nacionais. Desta vez acompanhada por Isabelle Carneiro, Marjorie Avila e Marcelly Trindade.

Destaque também para a estreia de Mato Grosso do Sul no ciclismo. Maria Isadora Rodrigues e Bianca Miranda de Campo Grande, Bruno Becker de Jardim e Jerry Garcia de Maracaju foram os melhores dos Jems.

Pela primeira vez, MS compete em todas as modalidades. Serão mais de 150 atletas disputando medalhas no atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

As disputas dos Jogos Escolares da Juventude etapa 12 a 14 anos começam dia 20 de setembro, em João Pessoa. A meta é pelo menos repetir as 11 medalhas conquistadas em 2015. A delegação é comandada pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS