Jogos Escolares | Da redação | 22/09/2016 07h08

Medalha de bronze marca 1º dia da delegação de MS nos Escolares

Compartilhe:

O primeiro dia de competições dos Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa (PB), rendeu a Mato Grosso do Sul uma medalha de bronze. A conquista foi no judô. O Estado ainda se classificou para finais de provas de pista e de campo no atletismo e está na briga pelo ouro no torneio masculino de xadrez e na dupla masculina do badminton.

No judô, oito atletas disputaram medalhas nessa quarta-feira (21): Fátima Alessandra Roa Paseto da Escola Mendes Gonçalves de Ponta Porã; Luanna Matos do Nascimento do Arlindo Lima de Campo Grande; Maria Eduarda Rogelim Silva da Escola Semiramis Carlota Benevides da Rocha de Coxim; Nayrienne Caldeira Rocha Lopes da Escola Rui Barbosa de Campo Grande; Guilherme Mendes Moraes da Escola Carlos Henrique Schrader de Campo Grande; Lucas Sena da Escola Blanche dos Santos Pereira de Campo Grande; Hernan Mazacote Perrupato do Calvoso de Ponta Porã e Gabryel Vieira Romeiro da Escola Alcidio Pimentel de Campo Grande.

Gabryel ficou com o bronze na categoria até 64kg. Ele venceu os judocas do Distrito Federal e do Mato Grosso. Depois perdeu para o Rio Grande do Sul na semifinal, mas se recuperou e derrotou o atleta do Rio de Janeiro, ficando com o terceiro lugar.

No atletismo, Mato Grosso do Sul está em quatro finais. Bruna Vieira de Jesus, da Escola Licurgo de Campo Grande, atual vice-campeã brasileira escolar no lançamento de dardo, bateu o recorde da prova com 45,23m. Ela se garantiu na final que também será disputada por Debora Gimenez da Escola Fernando Saldanha de Ponta Porã. Bruna e Thaylla Camilly da Escola Licurgo de Campo Grande estão na final do lançamento de disco. Gidevânio Lecarte da Escola Indígena Mbo’Eroy Guarani Kaiowá de Amambai, briga pelo ouro no arremesso de peso. Gabriel Trajano da Escola Licurgo de Campo Grande faz a final dos 100m com barreira. Karynny e Gabriel Trajano do Licurgo, ainda disputam os 75m rasos. Isabela Santos, da Escola Parque São Carlos de Três Lagoas ficou de fora da disputa da medalha no salto em distância por 4cm.

No xadrez, Felipe de Figueiredo, de Corumbá, venceu as duas primeiras partidas – contra Amapá e Goiás – e segue firme na briga pelo ouro. Letícia Silva ainda não ganhou, mas continua com chances de medalha.

No badminton, os irmãos Paullo Sérgio e Sérgio Henrique Pinho de Camargo, da Escola Carlos Vilhalva Cristaldo de Campo Grande, venceram os alagoanos por 2×0 (21×17, 21×13) na estreia e seguem na briga por uma medalha nas duplas. As campo-grandenses Ana Carolina Oliveira, da Escola Carlos Vilhalva Cristaldo e Isabelly Wachi da Silva da Escola Profª Adair de Oliveira foram eliminadas nas duplas. Elas e os garotos se despediram das competições individuais. Todos ainda continuam com chances de pódio nas duplas masculina e mista.
Na natação, o Estado colocou quatro nadadores nas finais masculinas. Todos baixaram seus tempos, mas não chegaram ao pódio. No revezamento 4x50m livres, MS terminou em sétimo; Caio França foi o quinto nos 50m livres; Pedro Pena o sexto nos 100m costas e Lucas Cirilo, o sétimo nos 100m costas.

Na luta olímpica, Sara Carvalho, da Escola Elpídio Reis de Campo Grande, foi eliminada na repescagem da categoria pesado. Ela estreou com vitória incontestável contra a atleta de Minas Gerais. Na luta seguinte perdeu para o Paraná. Na repescagem para buscar o bronze, perdeu para o Espírito Santo e encerrou sua participação nos jogos. Estreante, a lutadora tinha contra si a desvantagem do peso. Na casa dos 50kg, competia com atletas de até 62kg.

No tênis de mesa, o torneio foi por equipes. No masculino, Thales Kinjo e Eduardo Kim venceram o Rio Grande do Norte na primeira fase, mas foram eliminados nas oitavas, num jogo duro contra o Piauí que terminou 3×2. No feminino, Mariana Aguena e Maria Eduarda Paes também perderam nas oitavas. O placar foi 3×1 para Rondônia.

No ciclismo, Maria Isadora do Dom Bosco de Campo Grande terminou em 7º; Bianca Almeida do Dom Bosco de Campo Grande, em 10º; Jerry Garcia do João Pedro Fernandes de Maracaju, em 8º; e Bruno Becker do Pedro Rufino de Jardim, em 15º.

Na ginástica rítmica Isabelle Carneiro ficou em 45º lugar, Marjorie Ávila em 65º, Mariana Araújo em 69º e Marcelly Trindade em 72º na média entre corda e maças. Todas voltam a competir nesta quinta-feira.

As disputas dos Jogos Escolares da Juventude, etapa 12 a 14 anos, continuam nesta quinta-feira (22). Mato Grosso do Sul continua na luta por medalhas no atletismo, badminton, ciclismo, judô, ginástica rítmica, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS