Jogos Escolares | Da redação | 16/05/2007 14h57

Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul começam no dia 29

Compartilhe:

JEMS

Campo Grande (MS) - No próximo dia 29 de maio, iniciam em Jardim com o handebol, os Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul, competição que conta com as instituições de ensino vencedoras das etapas escolares em seus municípios e que vale vaga nas Olímpiadas Escolares Brasileiras. A organização é do governo do Estado, por meio da Fundesporte, em parceria com as prefeituras municipais.

Cada modalidade será disputada numa cidade diferente. Naviraí sedia o basquete de 13 a 17 de junho, Ponta Porá recebe o vôlei, de 25 de junho a 1º de julho e Amambai realiza o futsal, de 13 a 19 de agosto. Somente o município de Três Lagoas vai receber quatro modalidades - xadrez, tênis de mesa, judô e natação - de 03 a 05 de agosto.

O eqüilíbrio entre as equipes é a marca da competição. A maioria das partidas tem alto nível técnico e, ao contrário do que se pode imaginar, não há uma hegemonia da Capital. Equipes de pequenos municípios como Laguna Caarapã já conquistaram o título. Os vencedores também garantem vaga nos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul 2008.

Os competidores precisam ter entre 12 e 14 anos de idade, anos bases 1995 a 1993, e estar cursando regularmente o ensino fundamental ou médio na escola que representa, pelo menos desde 31 de março. Alunos transferidos após esta data ficam impedidos de jogar. A organização ainda exige que o atleta possua documento de identidade oficial com foto, não sendo permitida a participação apenas com certidão de nascimento.

As equipes precisam ser formadas por alunos da mesma instituição de ensino, nas modalidades coletivas. Nas individuais é permitida a inscrição de atletas de escolas diferentes. Cada estudante só poderá disputar uma modalidade individual e uma coletiva.

As inscrições devem ser feitas com o preenchimento do formulário padrão, disponível no site www.noticias.ms.gov.br. O formulário deve ser entregue na sede da Fundesporte. Exige-se ainda que a delegação tenha um chefe, um fisioterapeuta ou médico que ateste a capacidade física e mental do atleta. Os técnicos só poderão orientar o time de dentro da quadra se possuírem o registro profissional do Conselho Regional de Educação Física.

Segundo o coordenador, Ubyratan Leite de Arruda, os JEMS são importantes porque estimulam a descoberta de novos talentos e a troca de experiência entre os Estados. "O estadual é fundamental para que nossos atletas possam participar de uma competição nacional, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro. É um estímulo à prática esportiva, que leva à descoberta de atletas com potencial para disputar olimpíadas e participar de seleções. Também é uma oportunidade de trocar experiência com outros Estados, não só esportiva, mas também cultural".

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS