Jogos Escolares | Com Fundesporte | 25/09/2019 11h47

Jogos Escolares da Juventude revela talentos e transforma vidas em MS

Compartilhe:

Chegou ao fim mais uma etapa dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul. O evento realizado em Jardim reuniu judocas e ciclistas na busca pelo título estadual e a vaga para a Etapa Nacional dos Escolares. A classificação individual e geral está disponível no Boletim informativo - Judô e Ciclismo .

Momento aguardado por todos os alunos-atletas durante o ano, os Jogos Escolares da Juventude veem revelando talentos em diversas modalidades, as judocas de Dourados Manuela Santos de Souza e Ana Lia Hisano Oshiro fazem parte destes exemplos.

Acompanhadas pelo técnico Jorge Yamakawa desde muito pequenas Manuela e Ana Lia já possuem muita história pra contar no esporte.

Manuela compete atualmente na categoria até 64 kg e já participou de diversos campeonatos conquistando pódio no Campeonato Brasileiro de Judô e medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude Etapa Nacional. Influenciada por seu pai na prática esportiva a atleta recorda de momentos únicos vivenciados através do judô. “Eu nasci no berço da modalidade, meu pai é Sensei e sempre me instruiu neste caminho, vivi muitos momentos importantes e o que mais me emociona é representar o meu Estado nos Jogos. É um sentimento diferente onde toda a equipe torce, vibra junto, todos no mesmo objetivo representar o MS”, revela a atleta.

O incentivo da família também foi o que motivou Ana Lia Oshiro a começar no judô, a atleta é a atual campeã brasileira dos Jogos Escolares na categoria meio leve (64kg) e um dos destaques e do esporte no MS. As atletas e o técnico Jorge Yamakawa recebem o benefício estadual do programa bolsa-atleta e bolsa-técnico, pela atuação e representatividade a nível nacional.

“Já fui atleta e participei muito dos Jogos Escolares e o que mais me impressiona é a evolução do esporte no MS de uns 4 anos para cá. Podemos ver a estrutura dos Jogos Escolares totalmente diferente, a Fundesporte valoriza não só o atleta, mas como o técnico, premiando os destaques com a bolsa-atleta e técnico, investimento na base com os programas de treinamento e isso faz toda a diferença”.

O campo-grandense João Pedro de Andrade é o atual campeão da Etapa Nacional dos Jogos Escolares nos 53kg e revela que o esporte o ajudou a superar a ansiedade.

“Eu era muito agitado, tinha muita energia e minha mãe viu que o esporte seria bom para mim, foi então que comecei a praticar o judô".

“O judô mudou a minha vida, foi através do esporte que consegui bolsa de estudos na Funlec, conheci vários lugares no Brasil, recebo o Bolsa-atleta do Governo do Estado e foi no Judô que conheci os meus dois melhores amigos, isso já fazem 8 anos, aprendi que é preciso ter disciplina e responsabilidade para conseguir atingir meus objetivos”, complementou João Pedro.

Maria Luiza do Amaral também é uma das promessas do judô, a atleta de Nioaque é fruto do programa de treinamento esportivo da Fundesporte/SED e já coleciona medalhas em apenas 3 anos de carreira. Recentemente representou o Brasil no Sul-Americano no Peru garantindo o 4ºlugar na categoria até 36kg.

Acompanhada pelos pais, Wagner José Moura e Valdiany Moura, a atleta releva estar muito orgulhosa em representar mais uma vez o a Estado, desta vez na Etapa Nacional dos Jogos Escolares.

“O Judô sul-mato-grossense é muito forte e o brasileiro está entre os principais do mundo, participar destes eventos tanto nacionais e internacionais me ajudaram a ter uma postura melhor e evoluir”, afirmou a jovem.

“Conhecemos o judô através dela e à acompanhamos em todos os lugares, as condições e oportunidade que o Estado dá para que o aluno possa gratuitamente praticar o esporte é fundamental, pois o dia a dia do atleta já é difícil e o apoio do Governo conta muito no desenvolvimento e desempenho deles, acreditando no sonho do jovem”, destacou, Wagner José Moura, pai da judoca.

Os atletas agora se preparam para enfrentar a fase Nacional dos Jogos Escolares da Juventude que será realizada no mês de novembro em Blumenau-SC.

A última Etapa do Estadual acontecerá em Nova Andradina com as modalidades do badminton, ginástica rítmica, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez (12 a 14 e 15 a 17 anos) entre os dias 27 a 29 de setembro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS