Jogos Escolares | Com Sejel | 18/07/2006 14h58

JEMS: expectativa de aumento no número de participantes

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Estudantes dos quatro cantos de Mato Grosso do Sul estão se preparando para participar do maior evento esportivo da categoria realizado no Estado. Os Jogos Escolares de MS (JEMS) integram cerca de quatro mil estudantes da rede pública e privada de ensino com idade entre 12 a 14 anos, de várias cidades do Estado, em competições esportivas de nove modalidades nos naipes masculino e feminino, tanto individuais quanto coletivas.

O Professor Ubyratan Leite de Arruda ("Bira", na foto ao lado), coordenador técnico e gerente dos Jogos Escolares de MS, espera que o futsal feminino tenha um aumento no número de equipes inscritas em relação a 2005. No ano passado, na primeira edição em que foi disputada esta modalidade, apenas 06 equipes participaram dos Jogos realizados em Paranaíba. "Nessa faixa etária do futsal feminino, Mato Grosso do Sul é vice-campeão brasileiro", ressalta.

Bira informa que, no geral, a participação dos estudantes sempre foi muito boa e que isso reflete nas participações do Estado em competições nacionais, como a Olimpíada Escolar, realizada no ano passado em Brasília (DF). "Como exemplo, cito o Atletismo, esporte que sempre nos dá medalhas. Em 2005 foram duas de ouro e duas de prata", comenta.

Resultados - Com base nos Jogos Escolares, o professor Bira explica que Mato Grosso do Sul sempre tem conseguido resultados expressivos e uma boa classificação em competições nas modalidades de basquetebol, voleibol, handebol e futsal. "Apenas o Handebol feminino sofreu uma ligeira queda na qualidade no último ano, mas devemos atentar para o fato do Estado já possuir título de bi-campeão brasileiro escolar no naipe feminino, o que mostra a força e o potencial de nossos jovens", enfatiza.

O coordenador dos Jogos Escolares está na expectativa da participação de um bom número de municípios na edição 2006 dos JEMS. "Quanto maior a quantidade de municípios e estudantes, maior será a dificuldade e o nível técnico destas competições, o que possibilitará ao Estado melhorar qualitativamente sua participação nos eventos nacionais", finaliza.

Confirmação - A confirmação para as modalidades individuais (a ser realizada em Três Lagoas) encerra no dia 21 de julho e devem ser entregues na Sejel, sito à Avenida Mato grosso 5778, bloco 04, Parque dos Poderes; ou via Fax: (67) 3323-7223. No dia 23 de julho, encerra a confirmação da modalidade de basquetebol (naipes feminino e masculino) para a competição em Nova Andradina.

Confira, abaixo, a data de realização dos JEMS 2006, lembrando que, nas modalidades individuais (Atletismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa e Xadrez) em Três Lagoas, os JEMS acontecem junto às modalidades individuais dos Jogos da Juventude (para atletas com idade entre 15 a 17 anos). As modalidades coletivas dos Jogos da Juventude serão realizadas em Dourados no período de 5 a 10 de setembro.

Confira o calendário da competição:

Jogos Escolares de MS (JEMS) 2006

Modalidades Individuais: Três lagoas, de 12 a 13 de agosto;
Basquetebol feminino e masculino: Nova Andradina, de 15 a 20 de agosto;
Futsal feminino e masculino: Paranhos, de 22 a 27 de agosto;
Voleibol feminino e masculino: Caarapó, de 12 a 17 de setembro;
Handebol feminino e masculino: Rio Verde de Mato Grosso, de 19 a 24 de setembro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS