Jogos Escolares | Osvaldo Sato/Da redação | 02/07/2008 12h16

Fundesporte realiza em julho a quarta edição dos JOJUMS

Compartilhe:
Júlio Cesar Komiyama é coronel da PM e profissional de educação físiica. Júlio Cesar Komiyama é coronel da PM e profissional de educação físiica. (Foto: Fundesporte/Divulgação)

Campo Grande (MS) - A quarta edição dos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul foram lançados, oficialmente, nesta quarta-feira (2), na sede da Fundesporte, em uma coletiva onde o presidente da entidade, Júlio Cesar Komiyama, e o diretor-geral dos Jojums, Paulo Mansano, esclareceram como será realizada a disputa deste ano, que é seletiva para as Olimpíadas Escolares, que será realizada em João Pessoa-PB, em novembro.

A disputa envolve mais de 700 atletas em 9 modalidades, conforme o programa das Olimpíadas Escolares. A idade dos atletas que participarão desta disputa vai de 15 a 17 anos. As modalidades individuais (xadrez, tênis de mesa, atletismo, natação e judô) serão realizadas de 4 a 6 de julho. Já as modalidades coletivas (futsal, voleibol, handebol e basquete) acontecem de 11 a 16 de julho.

Segundo Júlio Cesar Komiyama, "este é o início de um projeto que quer mudar a cara do esporte de MS, para mostrá-lo para todo o País". Ele anunciou ainda que, para o ano que vem, deseja regionalizar a disputa dos Escolares. "Temos 19 municípios, mas acho este número pequeno, se regionalizarmos esta disputa, podemos até quadruplicar o número de atletas participantes", disse.

Presentes na coletiva, além dos jornalistas esportivos, estiveram presidentes de federações, como Ervê Demétrio (Federação de Atletismo de MS), Orlando Silvestre (Federação Sul-mato-grossense de Xadrez), Madrugada (Federação de Vôlei de MS) e outros.

O diretor-geral dos Jojums, Paulo Mansano, lembrou que a abertura dos Jogos acontece apenas no dia 11, no Poliesportivo Dom Bosco, e que a disputa do handebol dos JEMS, que não pôde ser disputada, será realizada paralelamente aos Jojums.

Calendário do Jojums 2008:

04/06 - Xadrez - Escola Irene Szukala
05/06 - Xadrez - Associação Nipo-brasileira - Manhã e Tarde
05/06 - Tênis de Mesa - Associação Nipo-brasileira - Manhã e Tarde
05/06 - Judô - Associação Nipo-brasileira - Manhã e Tarde
05/06 - Atletismo - Estádio Morenão - Manhã e Tarde
05/06 - Natação - Rádio Clube - Tarde
06/06 - Judô - Associação Nipo-brasileira - Manhã
06/06 - Natação - Rádio Clube - Manhã
12 a 16/06 - Handebol - Guanandizão
12 a 16/06 - Voleibol - Escola Adventista
12 a 16/06 - Futsal - Ginásio ABC
12 a 16/06 - Basquete - Poliesportivo Dom Bosco

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS