Jogos Escolares | Da redação | 08/10/2006 22h40

Dom Bosco conquista a medalha de ouro no tênis de mesa

Compartilhe:

Brasília (DF) - A equipe masculina do Mato Grosso do Sul sagrou-se campeã por equipes masculina nas Olimpíadas Escolares Brasileiras. Rafael Cunha (15 anos) e Frederico Nakasone (16 anos), do colégio Salesiano Dom Bosco, derrotaram neste domingo (8) a equipe de Santa Catarina na final da modalidade.

Para ambos o título foi muito especial, até porque é a primeira vez que a modalidade de tênis de mesa participa do evento. Os dois acreditam que a conquista também será muito importante para o Dom Bsoco e para o Estado, e que sem dúvida nenhuma vai ajudar a massificar ainda mais o esporte no estado que está em constante crescimento.

"Vencemos estados mais fortes como São Paulo, Amazonas, Distrito Federal, Santa Catarina, geralmente os atletas sul-mato-grossenses não acreditam em resultados como esse que acabamos de conquistar, isto com certeza vai encorajar e incentivar os outros atletas e alunos de Tênis de Mesa do Mato Grosso do Sul", disseram ambos.

Já a equipe formada por Mariana Toshikawa e Thais Morimoto, do Clube Nipo-brasileiro, conquistou a prata no tênis de mesa feminino das Olímpiadas Escolares Brasileiras.

Preparação - A diferença entre os dois mesa-tenistas foi na preparação. Enquanto um treinou diariamente durante este ano, o outro teve uma semana de preparação. "Treinei muito pouco, pois o meu tempo está muito escasso, não imaginava conseguir esse resultado até mesmo porque a preparação não foi adequada", diz Rafael Cunha.

Por outro lado, Frederico Nakasone teve intenso treinamento nos últimos meses. "Treinei 4 horas diariamente no último ano. A nossa equipe é forte e sabia que tínhamos condições de obter um bom resultado, mas o titulo era algo inesperado e estamos muito felizes por isso", diz.

Futuro - Para o próximo ano, as diferenças entre os dois medalhistas de ouro continuam. "Vai ser difícil continuar no mesmo ritmo, pois vou estar focado na faculdade, mas vou tentar participar de pelo menos uma Copa Brasil", diz Rafael.

Em contra-partida, Frederico alça objetivos mais altos no tênis de mesa nacional. "Quero ficar entre os melhores do Brasil e quem sabe abocanhar uma vaguinha na seleção juvenil, nas ultimas duas seletivas tive chances de jogar com os atletas de outras regiões e isto me deu uma boa bagagem. Quero também participar do Brasileiro deste ano e estrear em brasileiros na categoria juvenil com chave de ouro", finaliza.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS