Jogos Escolares | Com Agcom | 01/11/2007 16h28

16º Jogos da Rede Municipal de Dourados começaram hoje

Compartilhe:

Dourados (MS) - A 16ª edição dos Jogos da Rede Municipal de Ensino (Joreme) acontecerão no período de 01 a 04 de novembro e de 14 a 18 de novembro.  Entre as modalidades envolvidas estão atletismo, basquetebol, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, xadrez e voleibol. A abertura foi hoje pela manhã, no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Jorge Antonio Salomão, e contou com apresentação das delegações, acendimento da pira, apresentações culturais e jogos de abertura.

São 28 escolas participantes tanto da zona urbana, quanto rurais e indígenas, mobilizadas pela Secretaria Municipal de Educação. Para o secretário de Educação, Antonio Leopoldo, o Joreme, a cada edição, cria mais envolvimento com a comunidade escolar, permitindo a integração e o respeito entre as equipes. "Muito mais que uma competição esportiva, esta é uma oportunidade para o surgimento de novos talentos, além de troca de experiências entre alunos e professores", disse Leopoldo.

Entre as novidades da 16ª edição dos jogos estão as modalidades de judô, natação, tênis de mesa e xadrez. A coordenadora de Comunidade, Cultura e Eventos, Iranilde Novaes, conta que a inserção do judô e da natação foi graças aos projetos educacionais Judoquinha da Reme e Nadar Dourados oferecidos aos alunos das escolas municipais. "No judô, nossos alunos vem se despontando com destaque estadual e regional. Portanto o 16º Joreme, mais do que competição, tem a característica educacional, lúdica e inclusiva", explicou Iranilde.

O evento é uma realização da Prefeitura de Dourados com objetivo de estimular o direito dos estudantes à prática da atividade física, favorecer a aquisição de experiências que contribuam para o exercício de sua cidadania e valorizar o profissional de Educação Física. Os jogos também contribuem na formação integral dos alunos para que sejam cidadãos autônomos e conscientes, tenham estilos de vida saudáveis e atuem como agentes de transformação social.

Programação - As competições de xadrez e tênis de mesa serão realizadas no Cetrac (Centro de Educação trabalho e Cidadania) \"20 de dezembro\" no dia 04 (domingo) nos períodos matutino e vespertino, enquanto que o judô começa às 12h com a pesagem do judocas.

O atletismo será disputado no CTA (Centro de Treinamento de Atletismo) localizado  no BNH 2º. Plano no dia 17 (sábado). O Futsal, Voleibol, Handebol e Basquetebol terão competições no "Jorjão" (Centro de Cultura, Esporte e Lazer Jorge Antônio Salomão), na Escola Municipal Lóide Bonfim Andrade, no Ginásio Municipal e na Escola Municipal Maria da Rosa Antunes da Silveira Câmara.

Já a natação será realizada no dia 18 (domingo), das 7h30 às 11h e das 13h às 17h, também no "Jorjão".

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS