Jogos Abertos | Com Prefeitura de Aquidauana | 02/11/2023 07h24

Prefeito recebe jovens de Aquidauana vencedores dos Jogos Indígenas

Compartilhe:

Com apoio da Prefeitura Municipal de Aquidauana, via Fundação de Esportes do Município de Aquidauana (FEMA), jovens indígenas das aldeias Água Branca, Bananal, Ipegue e Lagoinha participaram do II Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas 2023 (TFJI), realizado no estádio Jacques da Luz, em Campo Grande.

Representando o município de Aquidauana, os atletas indígenas, categoria sub 17, voltaram para casa com o troféu de campeão. O time tem o comando técnico de Lenilson Galdino, auxiliar técnico Vilder Francisco e o chefe da delegação, é o cacique da Aldeia Bananal Célio Fialho.

Na manhã de hoje, 18, toda a delegação foi recebida pelo prefeito Odilon Ribeiro e os vereadores Wezer Lucarelli, Anderson Meireles e Clériton Alvarenga, no gabinete, para a apresentação da equipe campeã e dos troféus conquistados, de 1º lugar na competição e de artilheiro Gerilson Júnior.

O prefeito Odilon Ribeiro e os vereadores parabenizaram aos jovens atletas, falaram da importância de eles continuarem se dedicando aos estudos e ao esporte, pois são ferramentas que abrem portas e oportunidades.

“Fico orgulhoso em ver que dentro das nossas aldeias temos talentos do esporte. Quiça, daqui algum tempo possamos ver vocês brilhando em outros campeonatos e, até mesmo, jogando profissionalmente. Na nossa gestão, o apoio e o incentivo ao esporte é uma realidade, nós trabalhamos muito para conseguir recursos e poder oferecer condições para ajudar nossos alunos e nossos jovens atletas”, completou o prefeito Odilon.

O cacique Célio Fialho falou da importância da competição para as comunidades indígenas e destacou o quanto foi significativo o apoio do Poder Público Municipal para o desenvolvimento do time.

“A competição muda a mentalidade e tira os jovens da ociosidade. O apoio é um incentivo a mais que os nossos jovens tem e temos muito a agradecer. Agradecemos pelo ônibus de qualidade da FEMA, que foi cedido para levar nossa equipe e pela atenção que recebemos do prefeito para nos ajudar nessa competição, inclusive, os kits esportivos que a prefeitura entregou para as aldeias, serviram para os treinos, para a preparação desse time. Fechamos com alegria nossa missão”, agradeceu o cacique Célio Fialho.

O Torneiro foi promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul, faz parte do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, que tem como objetivo incentivar a permanência na escola por meio do esporte e combater a exploração da mão de obra infantil.

Participaram da competição oito times: Campo Grande, Caarapó, Dourados, Amambaí, Miranda, Aquidauana/Taunay, Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti, perfazendo um total de 160 atletas indígenas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS