Jogos Abertos | Da Redação/Com Globoesporte.com | 20/08/2012 09h31

Jardim Anache vence Jogos Indígenas Urbanos na Capital

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Cerca de 600 indígenas de várias etnias se reuniram neste domingo em Campo Grande, na 7ª edição dos Jogos Indígenas Urbanos. Sendo seletiva para os Jogos Nacionais Indígenas, a comunidade Vivenda do Parque, vencedora deste ano com 51 pontos conquistados, vai representar Mato Grosso do Sul no evento nacional que acontece no fim do ano, ainda sem local definido, segundo os organizadores.

Com objetivo de valorizar a cultura indígena, os jogos deste ano foram marcados para o mês de agosto em comemoração ao aniversário de 113 anos de Campo Grande.

De acordo com um dos integrantes da organização, Genival Muchacho, da comunidade Tarsila do Amaral e etnia Terenaa, para participar das competições, cada equipe podia ter no máximo dois atletas “não-índios”. Nesta edição, os jogos reuniram 19 comunidades e cinco etnias diferentes: Terena, Kadiwéu, Guató, Guarani-Kaiowa e Kiniknau.

Além das modalidades esportivas conhecidas como futebol society, atletismo e vôlei, aconteceram também disputas nas modalidades típicas como Arco e flecha, cabo de guerra e arremesso de lança. No ranking geral, a comunidade Jardim Anache terminou em segundo lugar com 32 pontos ganhos, um a mais que o terceiro colocado, Cerâmica Terena.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS