Jogos Abertos | Com Prefeitura de Aquidauana | 29/07/2023 08h12

Festa e muita torcida na abertura do 12º JOPOIN em Aquidauana

Compartilhe:

Na Aldeia Lagoinha se reuniram centenas de pessoas de várias aldeias de Aquidauana e autoridades para a abertura do 12º JOPOIN - Jogos dos Povos Indígenas de Aquidauana, edição 2023.

O prefeito Odilon Ribeiro declarou aberto os jogos e falou da alegria em poder ver a comunidade indígena celebrando com festa e animação o retorno dos jogos.

A Banda Filarmônica de Corumbá “Olhar do Pantanal”, sob a regência do maestro Carmo Kleber, deu o tom de abertura do evento esportivo, entoando os Hinos Nacional e Municipal.

O JOPOIN tem por objetivo promover a integração esportiva e o fortalecimento cultural, resgatando hábitos e tradições da diversidade cultural étnica que caracteriza os Povos Originários.

As modalidades desta edição são: arco e flecha, lança, futebol, voleibol, cabo da paz e atletismo. Na abertura teve a corrida com o fogo olímpico e o acendimento da pira com o lançamento de uma flecha por um atleta-arqueiro da aldeia Lagoinha.

A coordenação geral do 12º JOPOIN é da Fundação de Esportes do Município de Aquidauana (FEMA) e tem apoio das secretarias municipais de Administração, Cultura e Turismo e Educação. O Governo do Estado via Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESCC) e Fundesporte por meio do Programa: Povos Indígenas- Esporte, Lazer e Cidadania também são parceiros na realização do 12º JOPOIN.

Em sua fala, o prefeito Odilon também pontuou os apoios importantes que recebeu para a realização do JOPOIN.

"Há quase 10 anos não acontecia o JOPOIN, acabamos com esse jejum e estamos levando esporte e integração pras aldeias. Agradeço ao apoio dos caciques e lideranças para organizarmos com a FEMA o JOPOIN. Também agradeço o apoio da Câmara de Aquidauana e a parceria fundamental que recebemos da Fundesporte, SETESCC e do governador Eduardo Riedel pra realizarmos esses jogos, incentivando o esporte nas aldeias, principalmente, para os jovens e crianças", destacou o prefeito Odilon Ribeiro.

O diretor-presidente da FEMA, Wellington Moresco, ressaltou que a volta do JOPOIN se deve muito a união que o prefeito vem trabalhando com as aldeias e, assim, envolvendo a prefeitura, Câmara Municipal e caciques. "Serão quatro dias de muita alegria e disputas", completou.

Por sua vez, o cacique da aldeia anfitriã Lagoinha, Levison Vicente, falou em nome de todos os caciques e afirnou que "trazer de volta o JOPOIN, vai além da disputa, mas faz as comunidades reviverem nessa festa de esporte, a nossa cultura e os nossos costumes".

Os vereadores Tião Melo, Valter Neves, Cleriton Alvarenga, Éverton Romero e o coordenador de assuntos indígenas - Edvaldo Félix foram unânimes em falar da importância do retorno do JOPOIN e desejaram uma boa competição aos atletas.

KITS ESPORTIVOS

Na solenidade de abertura, o prefeito Odilon juntamente com secretários municipais e vereadores, fizeram a entrega de 12 kits de materiais esportivos para todas as equipes participantes do 12° JOPOIN.

Os kits são compostos de 01 jogo de uniforme, 01 rede de voleibol, 01 rede de futsal, 01 rede de futebol de campo, 06 bolas de futebol de campo, 06 bolas de futsal e 04 bolas de voleibol.

"Agradecemos a parceria da Fundesporte e SETESCC para com a FEMA e conosco na viabilização de todos esse materiais. Os kits são uma forma de incentivar, principalmente, a juventude e as crianças à prática de esporte. Ano que vem, queremos ver ainda mais equipes participando dos jogos", afirmou o prefeito.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS