Jiu-Jitsu | Da redação/com Dourados Agora | 19/12/2013 10h57

Faixa-preta douradense ganha reconhecimento internacional

Compartilhe:

Dourados (MS) - O douradense Marcos Souza, professor de Jiu-Jitsu na academia de artes marciais Fitness Combat, teve sua faixa-preta oficialmente homologada pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ). O resultado foi publicado na última semana, e agora ele tem reconhecimento internacional, estando habilitado a participar das principais competições profissionais, tanto como atleta ou árbitro.

Faixa-preta desde 2009, ele conta que teve que se submeter a uma série de exigências para conquistar a homologação. “Primeiro eu tive dar entrada no processo, em julho, e depois apresentar documentos que comprovavam minha atividade no esporte desde a faixa-branca, e ainda precisei fazer um curso de arbitragem. A CBJJ também pediu um curso de primeiros socorros ou diploma de nível superior em Educação Física, que é o meu caso”, disse.

A documentação foi assinada por Rodrigo Feijão, antigo mestre do douradense e lutador que mantém uma academia em Maringá (PR). “Para que houvesse a confirmação, era preciso que um faixa-preta mais experiente ratificasse meu histórico, e Feijão, meu mestre e amigo, fez isso por mim. Agora sou oficialmente membro do time da Nova União, que tem sede no Rio de Janeiro e filiais espalhadas por todo país”, afirmou Marcos lembrando que a responsabilidades só aumentam.

“Antes de mais nada, isso é uma realização pessoal, pois quando comecei a lutar, há mais de dez anos, poucos acreditavam que eu chegaria onde cheguei. Como era preta desde 2009, também fui contemplado com a homologação do meu primeiro Dan, e o segundo deve chegar em 2015. Agora, tenho que justificar todas as conquistas e dar o meu melhor aos meus atletas”, comentou.

Cirurgia

Marcos passou nesta quinta-feira, 19, por uma cirurgia de reparação no menisco do joelho direito, porém, nada grave. “Ficarei afastado das atividades por apenas dez dias, já que é apenas uma reparação; nada muito sério. Ano que vem planejo voltar a competir. Estou treinando duro e consegui baixar meu peso em 15 quilos. Quero participar de competições importantes como campeonatos estaduais, brasileiros e sul-americanos, por isso, busco a melhor forma”, concluiu.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS