Jiu-Jitsu | Da Redação | 29/02/2020 10h55

Campo-grandense garante ouro em torneio internacional de jiu-jitsu

Compartilhe:

Um jovem sul-mato-grossense estreou com pé direito em sua primeira competição oficial na classe adulto. Pedro Henrique Moura Ávila completou 18 anos no início de fevereiro, e no dia 22 do mesmo mês, participou da Abu Dhabi National Pro Jiu-Jitsu Championship, realizada em Toronto, no Canadá. O campo-grandense conseguiu três vitórias por finalização, e garantiu a medalha de ouro do torneio, na categoria até 69 quilos (peso-pena), estilo gi (com quimono)..

Ávila teve de superar três canadenses para assegurar o lugar mais alto no pódio. O primeiro embate durou apenas 44 segundo contra o atleta Allen Biinna, ainda na fase classificatória. Eric Zepeda foi o adversário da semifinal, vencida pelo brasileiro em três minutos e 26 segundos. Na decisão, enfrentou Amogh Venkat e em dois minutos, conseguiu a finalização do título.

O torneio da franquia internacional Abu Dhabi Jiu Jitsu Pro (AJP) carimba vaga direta ao Campeonato Mundial Profissional de Jiu-Jitsu de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Segundo a organização, o objetivo do evento é levar o jiu-jitsu ao profissionalismo e fazer de Abu Dhabi a capital mundial do esporte. Para Ávila, a vaga na competição é um dos principais objetivos dos lutadores. “Garantir vaga ao Mundial é essencial para os atletas de alto rendimento de jiu-jitsu”.

Atleta comemora seu primeiro ouro entre os adultos (Foto: Divulgação)

O campo-grandense treina na academia Cicero Costha Jiu-Jitsu sob orientação técnica de Bruno Damiere. De acordo com Ávila, a dedicação diária é o principal para os bons resultados. “Não tem ingrediente secreto. Estou treinando muito, fazendo um camping para competições ainda maiores. Treino três vezes por dia com atletas de alto nível, faço dieta e tento diariamente aprender algo novo. Acredito que a determinação, o foco e fé são determinantes no mundo dos esportes”.

A categoria adulto da modalidade é composta por atletas de 18 a 29 anos. Segundo Ávila, em Toronto, ele sentiu diferença em relação à força dos adversários mais velhos. “Como acabei de fazer 18, ainda não tenho a mesma força dos atletas mais velhos. No entanto, estou trabalhando duro para melhorar nesse aspecto”.

Mesmo de longe, quem não deixou de apoiar o atleta foram seus familiares que fizeram questão de enviar mensagens de motivação ao sul-mato-grossense. “Meus pais são essenciais na minha jornada como atleta. Mesmo estando longe, eles me incentivam todo dia, mandam mensagem, ligam, estão sempre torcendo por mim. Isso auxilia muito na parte psicológica para treinar o mais forte que eu posso todos os dias”, finaliza.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS