Jiu-Jitsu | Gabriel Sato | 26/11/2020 16h10

Atleta de MS se prepara para disputa da Copa Company no RJ

Compartilhe:

O sul-mato-grossense Edney Junior, de apenas 15 anos, se prepara para participar neste final de semana Copa Company de Jiu Jitsu Open 2020. Considerada uma das maiores competições da modalidade dos últimos tempos, o evento reunirá no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, localizado na Barra da Tijuca, 1400 atletas de todo o Brasil, com apresentações especiais em duelos pelo cinturão, lutas casadas, campeonato aberto nos segmentos master, masculino, feminino e infantil.

Natural de Ladário - MS, Júnior faz parte da academia Guigui Jiu-jitsu Team, e conquistou a medalha de ouro no último final de semana em Taubaté -SP, no Campeonato Sul-americano, organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE). A princípio, o torneio aconteceria no Ibirapuera, em São Paulo, mas devido à pandemia de Covid-19, foi transferido para Taubaté.

No Sul-americano, Edney realizou duas lutas. "Na primeira, peguei o atual campeão brasileiro, um faixa verde, e venci por 8 a 0. Na segunda, peguei um faixa laranja que também já havia sido campeão brasileiro, mas em outra categoria, e consegui vencer ele com uma chave de braço", revela o atleta.

De acordo com o lutador, o campeonato foi importante para ajudar em sua preparação para a Copa Company. Com as vitórias, Júnior revela ter tirado o peso das costas e chega ao Rio de Janeiro mais confiante.

Preparação para as lutas

A Copa Company é uma das competições mais disputadas atualmente. Por isso, há cerca de quatro a cinco meses, o sul-mato-grossense tem treinado todos visando a competição. "Desde quando a quarentena ficou mais flexível, tenho treinado todos os dias com uma rotina de treinos no funcional, acompanhamentos na fisioterapia, e os treinos no jiu-jitsu, além da ajuda da minha mãe com a dieta em casa."

Desde que saiu de Mato Grosso do Sul para a disputa do Sul-americano, Júnior tem buscado manter o foco nas competições. Logo após do encerramento da do campeonato em Taubaté, ele e sua família foram direto para o Rio de Janeiro para se preparar para a Copa Company. Para manter o ritmo dos treinos, o atleta tem treinado numa academia do Rio, que é de um conhecido de seu pai.

Edney Junior foi campeão do Sul-americano de Jiu-jitsu em Taubaté-SP (Foto: Reprodução)

Início no esporte

Edney Júnior começou no esporte com cinco anos de idade, no entanto, sua primeira modalidade foi o judô. O sul-mato-grossense se manteve no judô até seus 10, 11 anos, entretanto como em sua cidade não havia competições, seu pai lhe colocou num campeonato de jiu-jitsu.

"Fui muito bem no torneio, consegui ser campeão e a partir disso comecei a treinar e estou até hoje. Comecei treinando em casa com meu pai e depois fui para a academia. Atualmente sou faixa laranja de judô e jiu-jitsu". Conta Júnior.

O representante de Mato Grosso do Sul retorna aos tatames nesta sexta e sábado pela Copa Company. Por ter sido campeão na semana passada, Júnior diz estar se sentindo confiante para os novos confrontos. "Estou tranquilo, tenho treinando, alimentando-me bem para bater o peso, mas estou um pouco ansioso. Estou confiante, espero fazer ótimas lutas, só que sempre tem aquele frio na barriga."

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS