Hipismo | Da redação | 24/03/2008 17h57

Rogério Clementino vence qualificatório mas vaga ainda não vem

Compartilhe:

Pequim?

Campo Grande (MS) - Por aproximadamente 0,8% o sul-mato-grossense Rogério da Silva Clementino não garantiu uma vaga nas Olimpíadas de Pequim, na modalidade de adestramento. O cavaleiro natural de Ivinhema marcou 63,292% no computo geral e foi o grande vencedor da 2ª Qualificativa Olímpica no Campeonato Internacional de Adestramento, mas não atingiu os 64% necessários para se classificar para os Jogos Olímpicos. A prova foi realizada no último dia 14, em São Paulo (SP).

Participaram da disputa do Grand Prix B, única prova válida como seletiva, a sueca Anne Marie Munters seguida de seis brasileiros em busca do índice mínimo de aproveitamento - 64%. Frente ao júri estavam a canadense Elizabeth McMullen, cuja nota era a única válida para uma possível qualificação por ser a única juíza com credenciamento O, ao lado de Marian Cunningham, do Peru, Janine Rohr, da Argentina, e pelo Brasil, coronel Salim Nigri e Claudia Mesquita.

Primeira a entrar, Marie, com Toy Boy, registrou 62,833% - um resultado que viria a lhes garantir o 2º posto no placar final. Já entre os brasileiros quem chegou mais perto do índice de qualificação com a juíza McMullen foram os brasileiros Luciano Pereira Alves e o garanhão lusitano Sargento do Top, e Rogério da Silva Clementino e o lusitano Nilo VO, respectivamente, com 63,542% e 62,917%.

Porém, no computo geral, com 63,292%, o grande vencedor do dia foi mesmo Rogério e Nilo VO - conjunto medalha de bronze por equipe no Pan e campeão campeão brasileiro sênior 2006 e sênior top 2007. Na 3ª colocação aparece Micheline Schulze, Lady Larome 2, égua recém importada de linhagem européia, com 59,958%. Em 4º lugar chegaram Luciano e Sargento do Top que - com exceção de McMullen - pontuaram abaixo dos 60% com os demais quatro juizes terminando com 58,833%.

Rogério, de 26 anos, está motivado para atingir seu objetivo olímpico. "Tivemos alguns pequenos imprevistos como na primeira pirueta em que eu arrisquei demais. Mas fiquei feliz com o nosso desempenho e estou muito motivado a continuar treinando e, se Deus quiser, chegar à Olimpíada", declarou o ginete sul-mato-grossense que monta na Coudelaria Ilha Verde, do empresário e criador de lusitanos José Victor Oliva.

O experiente juiz internacional brasileiro coronel Salim Nigri também destacou o bom desempenho e quantidade de concorrentesdos brasileiros. "Ter sete conjuntos em um Grand Prix e dez na São Jorge mostra a grande evolução do adestramento no Brasil e, certamente, temos tudo para alcançar a qualificação olímpica nas próximas seletivas", disse Nigri, que recém julgou o Pan Rio 2007, onde o Brasil quebrou um jejum de 24 anos conquistando bronze por equipes e a vaga olímpica.

Ainda serão realizadas três seletivas no Brasil com a presença de mais juizes internacionais - com qualificação O, que valem vaga nas Olimpíadas. A próxima ocorrerá ainda esse mês, de 28 a 30 de março, depois em abril, de 18 a 20, e, finalmente o último evento seletivo em maio, de 9 a 11, todos nas instalações do Clube Hípico de Santo Amaro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS