Hipismo | Da redação/com PMMS | 12/09/2014 10h25

Inicia a 7ª Edição da Paralimpiada de Hipismo Adaptado

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - O Centro de Equoterapia da Policia Militar de Mato Grosso do Sul (CEQUO/PMMS), fundada em 03 de Setembro de 2002, estará realizando nos dias 12 e 13 de setembro a 7ª Edição da Paralímpiada de Hipismo Adaptado e o V Concurso de Salto Estadual da Federação Sul Matogrossense de Hipismo (FSMH) que se estenderá até o dia 14.

A Equoterapia é uma atividade conceituada pela Ande-Brasil, (Associação Nacional de Equoterapia) como “Método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação”, o qual busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. Contudo, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como método terapêutico conforme o (parecer 6/97, aprovado em sessão plenária de 09 de abril de 1997), e, pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional em 27 de março de 2008;

Com atividade que tem duração indeterminada, CEQUO/PMMS é uma entidade civil, regido por estatuto, sem fins lucrativos, assistencial e de filantropia;

A equoterapia tem como programas básicos a Hipoterapia, Educação / Reeducação, Pré-Esportivo, Prática Esportiva Paraequestre.

Para entender melhor "Praticante de Equoterapia" é o termo utilizado para designar a pessoa com deficiência ou com necessidades especiais quando em atividade equoterápica. Nesta situação, o sujeito do processo participa de sua reabilitação, na medida em que interage com o cavalo.

Além disso, a Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

Seguindo o raciocínio acima, a interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e auto-estima que proporcionam mudanças radicais no praticante e conseqüentemente na família como um todo.

A Equoterapia atualmente faz em torno de 120(cento e vinte) atendimentos semanais a pessoas portadoras de necessidades especiais, em sua maioria pessoas carentes.

Apenas os praticantes que desenvolvem suas atividades equoterápicas na entidade participarão das disputas esportivas e que receberão suas premiações.     

A abertura do evento que contou com a presença de autoridades civis e militares, e aconteceu as 08h00 de hoje (12), com término previsto para as 18h00.

O Centro de Equoterapia da PPMS, localizado na Avenida Lima Félix, nº 174, Parque dos Poderes, em Campo Grande, sob presidência da Major QOPM Neidy Nunes Barbosa Centurião.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS