Hipismo | GE.Net | 17/02/2007 11h43

Há 5 meses do Pan, Confederação altera diretoria e muda regras

Compartilhe:

São Paulo (SP) - A pouco mais de cinco meses do início dos Jogos Pan-americanos, no Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) mudou a presidência e trocou os critérios de formação da seleção de salto. Na última quinta-feira, Maurício Manfredi assumiu o cargo e anulou as regras anteriores de convocação. Com isso os três conjuntos pré-convocados (Marcos Ribeiro/Galant de la Land, Rodrigo Sarmento/Sultan e Denis Gouveia/VDL Nantes) voltam à fila de candidatos. Ao mesmo tempo, Manfredi confirmou os nomes de Rodrigo Pessoa e Bernardo Alves como pré-selecionados.

Vivendo e competindo na Europa, os dois cavaleiros são os atuais representantes nacionais mais bem posicionados no ranking internacional. Campeão olímpico em Atenas-2004, Rodrigo é o número 15 do mundo, três posições acima de Alves na lista. A equipe pan-americana será formada por cinco conjuntos - quatro titulares e um reserva. Os demais integrantes do grupo serão selecionados em duas competições e não mais em três. Também ficam cancelados os treinos e competições na Europa programados pela antiga diretoria.

Para Manfredi, a mudança amplia as oportunidades aos aspirantes a uma vaga. "Com a realização de dois concursos nacionais ampliamos o número de participantes e, com isso, garantindo oportunidades para mais cavaleiros".

Deixando o cargo, o ex-diretor Caio Sérgio Carvalho não acha que a mudança de diretrizes na formação do grupo vá causar algum transtorno ou prejudicar o rendimento da equipe. A centralização das provas no Brasil ofereceria ainda mais um risco.

Responsável por nove medalhas para o país em Pan-americanos - quatro ouros, duas pratas e três bronzes -, o salto é a única prova que já tem suas diretrizes estabelecidas na nova gestão. No Adestramento e Concurso Completo de Equitação (CCE) a situação segue indefinida.

De acordo com a Confederação, as novas diretorias serão anunciadas apenas após o Carnaval e somente depois disso será possível falar sobre os critérios de convocação. Contudo, a atual diretora de adestramento, Sandra Sabóia de Albuquerque, garante que não haverá mudanças na prova em que o Brasil já conquistou três medalhas de bronze.

No CCE, o técnico da seleção Ademir Oliveira também acha improvável alguma grande alteração a esta altura da preparação, mas reconhece que o compasso é de espera. Segundo ele, o Brasil nunca contou com um grupo tão bom para disputar o Pan. Para ele, a mudança de comando a tão pouco tempo do Pan não deverá ter reflexos negativos na equipe. "Não influi porque a comunidade do CCE vem trabalhando há algum tempo e o que a nova diretoria pode fazer é tentar melhorar ainda mais".

O CCE já conquistou três medalhas em Pan-americanos: um ouro, uma prata e um bronze.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS