Hipismo | Divulgação | 03/07/2005 19h37

COI confirma ouro de Atenas para Rodrigo Pessoa

Compartilhe:

O Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou a mudança do resultado final da prova de saltos do hipismo nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004. Assim, a medalha de ouro ficou com o cavaleiro brasileiro Rodrigo Pessoa.

A medalha de ouro será entregue ao brasileiro pelo presidente do COI, o belga Jacques Rogge, no final de agosto, no Rio de Janeiro. Rogge estará no Brasil para participar da Assembléia da Organização Desportiva Pan-americana (ODEPA). O cavaleiro também já confirmou presença na solenidade que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) vai preparar para a ocasião.

A decisão foi tomada em reunião realizada neste domingo, em Cingapura, e teve como base o ofício encaminhado pela Federação Eqüestre Internacional no último dia 15 de junho. A entidade desqualificou o resultado obtido pelo cavaleiro irlandês Cian O\'Connor e pelo cavalo Waterford Crystal.

A justificativa para a desqualificação foi o caso de doping verificado no cavalo irlandês. Assim, além da medalha de ouro ao conjunto formado por Pessoa e pelo cavalo Baloubet de Rouet, o COI atribuiu a medalha de prata ao conjunto norte-americano Chris Kappler/Royal Kaliber e, a de bronze, ao conjunto alemão Marcos Kutscher/Montender.

O Brasil passou então a ocupar a 16ª colocação nos Jogos de Atenas, a melhor já obtida pelo País na história das Olimpíadas. Para o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, que está em Cingapura para participar da Assembléia do COI, a oficialização da medalha pelo COI fez justiça ao desempenho de Pessoa em Atenas.

\"Estou muito feliz com a decisão do Comitê Executivo do COI. Em Atenas, o conjunto brasileiro competiu de forma limpa e realizou um excelente percurso na fase final. O COB e a Confederação Brasileira de Hipismo fizeram o que foi possível para que a justiça fosse feita. Parabéns ao Rodrigo Pessoa, que escreve assim seu nome na galeria dos campeões olímpicos do Brasil\", afirmou Nuzman.
 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS