Hipismo | Cecília Paes/da Redação | 12/07/2012 13h41

Atleta da FSMH tem seus cavalos eliminados por veterinária no Campeonato Brasileiro

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - O Campeonato Brasileiro de Mini-Mirim e Pré-Mirim está sendo realizado entre os dias 11 e 15, na Sociedade Hípica Catarinense, em Florianópolis (SC).

A delegação da Federação Sul-Mato-Grossense de Hipismo (FSMH) viajou composta pelos atletas convocados: Renne Mendes Felipe, Pedro Henrique Mariano, Luís Octávio Cintra, Maria Antonia Rosa e Leonardo Parzianello Nassif.

Infelizmente, problemas aconteceram ao atleta Luis Octávio, que foi para a capital catarinense competir com dois cavalos: CS Wendy e Anoux Z. A veterinária Dra. Priscila Azevedo (Federação Paulista de Hipismo), eliminou os dois conjuntos, alegando que segundo as diretrizes da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), os cavalos que participam do Campeonato de Pré-Mirim precisam ter 7 anos completos, e não incompletos.

Luis Octávio, que mora em Bela Vista, viajou com o pai, Marcelo Cintra, e com seu instrutor de Campo Grande. O instrutor de Bela Vista, Fabiano Neves, do Manége Bela Vista, também veterinário, reclamou que cavalos de raças indefinidas, por exemplo, precisariam ter a dentição conferida um por um, assim, para ter a ideia da idade correta. Ele lança a pergunta de que somente os cavalos registrados teriam de seguir o artigo, já que os animais mestiços só tem idade definida por documento assinado pelo veterinário responsável, parametrado pela análise dos dentes, o que pode ser modificado com tratamentos dentários, por exemplo.

Fabiano diz que não haveriam motivos para que 2 animais fossem deslocados para o Campeonato, se qualquer membro da equipe, ou da FSMH, tivesse ciência do conteúdo do Art. 200/ 6.2. Que os animais possuem mais de 6 anos, já podendo participar do Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos, que chega até 1,35m, não havendo explicação para um impedimento em uma prova de até 1,15m.

Segundo o Artigo 200 do Regulamento de Saltos da CBH:6. Idade dos cavalos6.2. Cavalos inscritos em CBS, CSN e CSIe  - Júnior, Pré Júnior, Mirim, Pré Mirim e Mini Mirim devem ter no mínimo 7 (sete) anos de idade.

A questão central do problema aconteceu em torno do menino, de apenas 13 anos, que provavelmente se sentiu prejudicado, depois de meses de treinamento e gastos com a viagem. Foram enviados pedidos de revisão ao Júri de Campo, Delegado Técnico e Júri de Apelação para a reconsideração da decisão da inspeção, que eliminou os eqüinos, mas a decisão final ficou com a conclusão da veterinária.

Apesar disso, tudo pode acabar bem dentro das possibilidades, por uma atitude da amazona Maria Antonia Rosa, que, ao ver a angústia do menino, abriu mão de um de seus cavalos, Taipãn, para que Luis ainda pudesse participar do Campeonato.

O Brasileiro segue até domingo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS