Hipismo | Gazeta Esportiva.Net | 28/03/2008 20h20

Agora vai: comissão espera índice neste sábado no adestramento

Compartilhe:

São Paulo (SP) - A equipe técnica de adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) está confiante. Depois de quase oito meses de preparação e de duas seletivas frustradas, eles acreditam que pelo menos um cavaleiro atingirá o índice técnico na seletiva olímpica para os Jogos de Pequim deste final de semana.

O evento acontece neste sábado, a partir das 10 horas, no Clube Hípico de Santo Amaro. Por exigência da Federação Internacional Eqüestre (da sigla em inglês FEI), os conjuntos precisam obter 64% de aproveitamento na reprise de nível Grand Prix para participar das Olimpíadas.

"Na primeira seletiva ficamos perto dos 60%, na segunda os resultados melhoraram (Rogério Clementino com 63,292%) e nesta terceira esperamos que alguns passem dos 64%", diz Sabine Bilton. Membro da equipe técnica olímpica, ela foi a chefe da equipe nos Jogos Pan-americanos do Rio, em 2007.

Foi na capital fluminense, que o Brasil obteve a classificação olímpica. O bronze por equipe assegurou ao país o direito de disputar os Jogos com um time completo, mas isto só se concretiza com a obtenção do índice mínimo.

A exigência existe porque as provas dos dois eventos têm nível muito diferente. No Pan, os conjuntos disputam a reprise São Jorge. "Tecnicamente mais fácil que o Grande Prêmio", reconhece Sabine.

Mesmo com a diferença de nível, ela destaca a importância do resultado obtido no Rio. "Foi um feito histórico, principalmente com todos os infortúnios que tivemos".

Uma semana antes do início dos Jogos, o Brasil perdeu a experiente amazona Pia Aragão porque sua montaria ficou doente. Na véspera da estréia, a surpresa veio com o corte do experiente Jorge Ferreira da Rocha por causa de uma intoxicação alimentar.

As vagas de última hora foram preenchidas, respectivamente por Clementino e Luiza Almeida Tavares, ambos estreantes e ela com 15 anos. Renata Costa completou o grupo do Pan. "Competimos com dois reservas não tão experientes, mas tivemos união e determinação. Falando agora, até me arrepio. Eles (equipe) fizeram o impossível".

Assim como Sabine, o coronel Salim Nigri, árbitro internacional e diretor técnico de adestramento da CBH, faltam apenas alguns detalhes para que os conjuntos nacionais confirmem presença na China. "Acho que vamos conseguir amanhã", reforça.

Mas atingir a marca neste sábado é apenas o primeiro passo dos candidatos. "O conjunto precisa atingir 64% em dois eventos diferentes", lembra o dirigente.

O processo olímpico prevê a realização de duas outras seletivas. A próxima será entre os dias 18 e 20 de abril e a última de 9 a 11 de maio, todas no mesmo Clube Hípico.

A terceira seletiva está sendo realizada dentro do Concurso Internacional de Adestramento, nível três estrelas. A competição começou nesta sexta-feira com disputas nas séries São Jorge e Forte I.

Na primeira, a vitória ficou com a sueca Marie Munters, montando Crossy, com média 68,35%. Em segundo ficou Pia Aragão/Havis Raris com 64,40%, seguida pela própria Pia, montando Aslan, com 64,10%.

Na Forte I, venceu Sarah Waddell/Paris NGW com 63,767% de aproveitamento. Prata para a mesma Sarah, montando Viajante da Raposa (62,326%) e bronze para Pia e Tufão Interagro com 62,279%.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS