Handebol | Da redação | 17/05/2005 15h33

Para seleção feminina, olimpíada de Pequim já começou

Compartilhe:

O handebol brasileiro está de olho no futuro. Neste início de novo ciclo olímpico (2005-2008), a Seleção Feminina Adulta se apresentou nesta terça-feira (17), no Pampas Palace Hotel, em São Bernardo do Campo (SP) para dar o primeiro passo rumo às Olimpíadas de Pequim, na China, em 2008. O primeiro compromisso do grupo será a disputa do Pan-Americano de Seleções, na cidade do ABC, entre os dias 25 e 29 deste mês. O torneio continental é classificatório para o Mundial, que acontecerá em dezembro, na cidade de São Petersburgo, na Rússia. Na última edição do Pan, em 2003, as brasileiras garantiram a medalha de ouro.

Inicialmente, a lista das pré-convocadas inclui 24 atletas, que participarão dos treinamentos até a próxima terça-feira, véspera da competição. Uma das idéias da comissão técnica, comandada pelo espanhol Juan Oliver Coronado, é deixar claro às jogadoras que todas podem fazer parte da Seleção, mesmo que não integrem o grupo que irá representar o Brasil neste Pan-Americano. "Queremos fazer este treinamento inicial com as 24 jogadoras, apesar de sabermos que teremos que fazer cortes antes do Pan-Americano. Mas queremos deixar claro que todas têm a chance de fazer parte da Seleção, neste ou em um outro momento", esclareceu o presidente da Confederação Brasileira de Handebol, Manoel Luiz Oliveira.

Assim como foi feito com a Seleção Masculina, que disputou o Mundial no início deste ano, a equipe feminina deu início a um processo de renovação, mesclando atletas experientes com outras mais jovens. Para Coronado, que atuava anteriormente como consultor técnico da CBHb, o primeiro objetivo é explicar a filosofia de seleção ao grupo de 24 jogadoras. "Estou muito agradecido pelo trabalho que a comissão técnica anterior fez no preparo destas meninas. Agora, elas terão a oportunidade de ser avaliadas, e que ninguém tenha a preocupação de ficar de fora", completou. No planejamento serão feitos cinco treinos iniciais para que o técnico defina as 16 atletas que irão disputar a competição. 

O treinador explica que haverá avaliações físicas, técnicas e médicas, e que os fatores de defesa, força e contra-ataque serão levados em conta. Para convocar o grupo inicial, o espanhol contou com a ajuda da comissão técnica. "Foram convocadas quase todas as que fizeram parte da Seleção em Atenas, algumas que eu já conhecia, mas que não integravam a equipe, e outras que foram indicadas pela Marisa e pela Rita, já que elas estão mais próximas. Temos que trabalhar em equipe. Eu devo confiar plenamente em minha comissão técnica." Coronado define em uma frase o que espera da equipe brasileira. "Trabalho, humildade individual, e orgulho por vestir a camisa do Brasil."

A partir de hoje, o lema do grupo é "colocar a mão na massa". As meninas entram em quadra às 17h para o primeiro treino preparatório. Até o início da competição, a equipe treinará em dois períodos, pela manhã e à tarde.
 
Seleção Brasileira - As goleiras Adriana Stefani Gava (Corinthians Paulista - SP), Chana Franciela Masson (FCK Handbold A / S - DIN), Darly Zoqby de Paula (Akaba Bera Bera - ESP) e Jacqueline Oliveira Santana (Cementos La Union Ribarroja - ESP); as armadoras Adriana do Nascimento Lima (MESC / S.Bernardo - SP), Célia Janete da Costa (MESC), Francine Camila G. de Moraes (Unimed ABC / S.André - SP), Silvia Helena Pinheiro (CDES Gil Eannes - POR), Aline da Conceição da Silva (S.Paulo FC / Esp Guarulhos - SP), Aline Silva Santos (El Ferrobus Mislata - ESP), Lucila Vianna da Silva (Cementos La Union Ribarroja - ESP), Fabiana Kuestner (AD Blumenau - SC), Tayra Rodrigues (MESC), Millene Bruna Figueiredo (S.Paulo FC / Esp. Guarulhos), Bianca Copobiango (AEVV  Univila - ES), Kátia Daniela Delmonde de Souza (S.Paulo FC/Esp. Guarulhos) e Fabiane dos Santos Santana (SER Águias de Nova Gerte - SP); as pontas  Alexandra Priscila Nascimento (Hippo No - ÁUST), Viviane Rodrigues Jacques (S.Paulo EC/Esp. Guarulhos), Aline Waleska Lopes Rosas (S.Paulo FC/Esp Guarulhos) e Sandra Gonçalves de Souza (S.Paulo FC/Esp. Guarulhos); e as pivôs Alessandra de Oliveira (CDES Gil Eannes - POR), Daniela de Oliveira Piedade (Hyppo No - ÁUST) e Juceli Sales da Rosa (MESC).

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS