Handebol | Divulgação | 08/07/2005 10h39

Desafio Internacional: Brasil X Argentina

Compartilhe:

Como etapa preparatória para a disputa dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) anunciou a convocação da Seleção Brasileira masculina para a disputa do Desafio Internacional contra a grande rival Argentina, nos dias 15, 16 e 17 deste mês, na cidade do Guarujá, litoral de São Paulo (SP). Os jogadores se apresentam ao técnico Washington Nunes na próxima segunda-feira (11), pela manhã, e logo depois seguem para o Guarujá onde terão uma semana de treinos que antecedem partidas.
 
Para esse compromisso, o técnico brasileiro escalou apenas jogadores que estão atuando no handebol brasileiro, a exceção fica por conta do goleiro Maik, do BM Valência, da Espanha. "Os brasileiros que atuam fora do país estão retornando de férias e ainda vão iniciar a pré-temporada, assim, seria uma irresponsabilidade convocá-los, primeiro pela condição física, que não é a ideal, e depois correríamos um grande risco de haver lesões", explicou o treinador que já havia programado a escalação sem os "estrangeiros". "No nosso planejamento estão 28 jogadores que hoje fazem parte da seleção brasileira. Estamos levando 17 para o Guarujá e esses terão a grande oportunidade de mostrar que têm condições de seguir no plantel. A nossa meta é reduzir os selecionáveis para 22 até o final do ano, e depois para 16, em março de 2006, para, aí sim, fechar o grupo que vai trabalhar voltado para o Pan", revelou. 

Mais que observar os próprios jogadores, Washington Nunes vai aproveitar para analisar o adversário, um dos principais concorrentes do Brasil nos Jogos Pan-Americano. "Temos três jogos para estudarmos e conhecermos bem o trabalho que vem sendo feito pelo adversário para que no Pan não sejamos  surpreendidos. A Argentina sempre foi uma enorme pedreira e creio que teremos dificuldades para vencê-los", disse o treinador que terá mais um Desafio Internacional, contra Cuba, outra forte concorrente, no final deste ano.

Além do aspecto técnico, as três partidas contra a Argentina terão muita importância fora da quadra. Para o secretário-geral do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 (CO-RIO), Carlos Roberto Osório, o Desafio Internacional de Handebol marca uma etapa do novo estágio no processo de preparação para o Pan do Rio. "Em 2004, fizemos sete eventos internacionais de primeira linha para treinarmos nossas equipes de organização e operação. Este ano estamos dando prosseguimento a este trabalho, organizando mais eventos, também de projeção internacional. E este é um trabalho contínuo que seguirá até 2007, culminando com os Jogos Pan-Americanos, entre 13 e 29 de julho", comentou.

Os convocados foram: os goleiros Maik Ferreira dos Santos (BM Valencia - ESP), Alexandre Morelli Vasconcelos (Metodista / São Bernardo - SP) e Jaime Souza Torres (Imes / São Caetano - SP); os pontas Vinício da Silva Soares (Imes / São Caetano - SP) e Hélio Lisboa Justino (Metodista / São Bernardo - SP); os armadores Luiz Felipe de Oliveira Gaeta e Gustavo Henrique Lopes Silva (EC Pinheiros - SP), Claudiomiro de Souza Costa e Carlos Firmo Baptista dos Santos (Unifil / Londrina - PR),  Diogo Kent Hubner (Metodista / São Bernardo - SP), Eduardo Henrique dos Reis, Fernando José M. Pacheco Filho, Jaqson Luiz Kojoroski e Luiz Carlos de Araujo Junior (Imes / São Caetano - SP); e os pivôs Alexandre Rodrigues da Silva (Unifil / Londrina - PR), Carlos Luciano Ertel (Imes / São Caetano - SP) e Jardel Pizzinato (EC Pinheiros - SP).

A programação dos treinos do Brasil no Guarujá é a seguinte: segunda-feira às 14h e às 21 h; terça-feira às 9h30 e às 17h; quarta-feira às 9h30 e às 17h; quinta-feira às 10 e às 17h; sexta-feira às 11h30; e sábado às 10h. Já a Argentina treina quarta-feira às 19 e as 21h, quinta-feira às 8, às 10, às 19 e às 21 horas, sexta-feira às 10h30 e às 11h30 e sábado às 9 e às 10h.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS