Handebol | Divulgação | 07/09/2005 16h15

Brasil vence duas vezes na abertura do Pan-americano em SC

Compartilhe:

O Brasil começou com o pé direito sua participação no Pan-Americano de Handebol Cadete, disputado em Brusque (SC). Na rodada de estréia desta terça-feira (06), a equipe feminina goleou o Chile com facilidade e finalizou o placar em 29 a 9 (15 a 4 no primeiro tempo). A equipe masculina também garantiu a vitória sobre o Paraguai, por 40 a 21 (23 a 12).

As brasileiras ditaram o ritmo partida contra o Chile. Com forte defesa, não deram chance ao ataque adversário e mostraram do começo ao fim a diferença no nível técnico das duas equipes. Segundo o técnico Paulo Nunes, por ser um jogo de estréia, o time foi muito bem. "Elas conseguiram superar o nervosismo do primeiro jogo e cumpriram bem o seu papel. Daqui pra frente, elas vão entrar no ritmo do campeonato." Para o treinador, o placar tão elástico não demonstra tudo. "Não é o placar que mostra como foi o confronto. Existe muito mais coisa. O importante é que todas entraram bem no jogo". Pela mesma competição, a Argentina derrotou o Chile, por 23 a 18 (12 a 6).

Já a partida entre Brasil e Paraguai pelo cadete masculino foi mais equilibrada. O Brasil se portou bem em quadra e conseguiu garantir o resultado com contra-ataques bem posicionados e fortes. O assistente técnico, Eduardo Rodrigues da Fonseca, representou o técnico Álvaro Herdeiro, que não pode comandar a equipe no torneio e, gostou do que viu em quadra. Foi um jogo tranqüilo. É natural que a equipe estivesse um pouco ansiosa no primeiro confronto, mas soube executar bem o que havíamos combinado". André Diniz, outro assistente técnico, que dividiu o comando com Fonseca, também elogiou o desempenho dos paraguaios. "Tivemos boas brigas pela bola e os paraguaios possuem dois bons chutadores, boas infiltrações e uma defesa eficiente. Mas conseguimos manter bem o nosso nível o jogo todo, mesmo com as substituições. Não podemos depender apenas da equipe que começa". A Argentina também fez sua estréia no campeonato cadete masculino e venceu o Chile por 22 a 26 (11 a 4).

Na abertura da categoria juvenil, em que o Brasil joga ainda hoje nos dois naipes, a Groenlândia garantiu a vitória sobre o Uruguai, por 40 a 17 (19 a 9), no masculino; e pelo feminino, a Groenlândia ganhou do Paraguai, por 22 a 15 (12 a 8), enquanto a Argentina derrotou Porto Rico por 36 a 15 (17 a 6).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS