Handebol | Da redação | 11/09/2005 17h51

Brasil fica com prata no Pan-Americano Cadete

Compartilhe:

Handebol

As equipes cadetes brasileiras masculina e feminina perderam as finais do Pan-Americano da categoria, disputado em Brusque (SC), neste sábado (10) e ficaram com a medalha de prata. O grande adversário do Brasil foi a Argentina. A Seleção Cadete Feminina não agüentou a pressão e acabou cedendo a vitória, por 18 a 16 (7 a 8 no primeiro tempo). Os meninos foram superados por 28 a 17 (15 a 8). O Brasil ainda pode garantir neste sábado o primeiro lugar com os times juvenis. 

A Seleção Cadete feminina entrou bem em quadra e dominou o jogo até a metade do primeiro tempo. O primeiro gol da Argentina só saiu depois de dez minutos, quando Brasil já havia feito cinco. Depois de fechar a primeira etapa com um ponto de vantagem, as brasileiras voltaram para o segundo tempo um pouco mais desconcentradas. O ataque adversário começou a funcionar até que o nervosismo tomou conta da equipe brasileira, que permitiu a vitória da Argentina. Para o técnico Paulo Nunes, foram os erros que determinaram o resultado. "Nós erramos mais do que elas. Às vezes, os resultados das outras partidas deram mais confiança a elas, que tiveram mais paciência para buscar a vitória. Depois que nós não conseguimos recuperar os gols que tomamos, não pudemos reagir. A tática que havíamos planejado para hoje não funcionou. Mas, não podemos tirar o mérito das argentinas. Nós não jogamos bem, elas jogaram melhor, por isso venceram." 

O jogo entre os times masculinos foi corrido do início ao fim. Os argentinos saíram na frente e se aproveitaram dos erros brasileiros para crescer no placar. A diferença ficou praticamente irreversível na segunda etapa. "A falta de concentração foi um dos fatores que determinou a nossa derrota, e concentração, em um jogo como esse, é tudo. Além disso, faltou disciplina tática. O nosso jogo não entrou e o coletivo, que é o mais importante, não funcionou", explicou o assistente técnico do grupo, Eduardo Fonseca. 

Além dos resultados entre Brasil e Argentina, o Paraguai ficou com o bronze no campeonato cadete feminino, depois de vencer o Uruguai, por 26 a 24 (16 a 10); no masculino, o bronze foi para o Chile, que derrotou o Uruguai, com o placar de 23 a 20 (8 a 9). No juvenil feminino, a Groenlândia surpreendeu o Uruguai e terminou com a terceira posição, vencendo por 26 a 25 (15 a 14); no masculino, o país do extremo norte também conseguiu o bronze ao vencer o México, por 28 a 19 (16 a 7). 

Cadete Feminino - Brasil: Camila (6), Pámela (3), Samira (2), Fabíola (2), Bruna (1), Fabiane (1) e Bárbara (1). Argentina: Nadia (5), Luciana Salvado (3), Luciana Mendoza (3), Antonella (3), Victoria (2), Cecília (1) e Daniela (1). 

Cadete Masculino - Brasil: Artur (4), Henrique (3), Matheus (3), Oswaldo (2), Fernando (2), Lucas (1), Carlos Eduardo (1) e Fábio (1). Argentina: Diego (11), Marco (4), Pablo (4), Matias (4), Franco (3) e Martin (2).

 

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS