Ginástica | Divulgação | 08/10/2005 11h15

Rio de Janeiro recebe Pré-Pan de Ginástica neste fim de semana

Compartilhe:

Já no primeiro dia do Pré-Pan de Ginástica Artística, neste sábado, 8 de outubro, os 17 países participantes decidem, no feminino e no masculino, o título pan-americano por equipes da modalidade. O Pavilhão 4 do Riocentro recebe até domingo, dia 9, a disputa da competição que é também o Campeonato Pan-americano adulto de ginástica artística. O torneio integra o Calendário 2005 de Eventos Preparatórios para os XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 e classifica seis equipes para a maior competição esportiva do continente. O Brasil, que tem um título de campeão pan-americano por equipes no feminino, conquistado em 1997, em Medellín, na Colômbia, nunca venceu no masculino e já tem assegurada sua vaga em 2007 por ser o país-sede.

\"O fato de já estarmos classificadas não altera a nosso compromisso de fazer uma bela apresentação. Mais do que isso, queremos o título pan-americano\", garante Daniele Hypólito, prata na paralela e na trave nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo-2003, além de integrante da seleção feminina medalha de bronze na mesma competição e das equipes dos Campeonatos Pan-americanos de 97 na Colômbia, e 2001, em Cancún, no México. Após o treinamento de pódio desta sexta-feira, dia 7, a ginasta foi confirmada entre as titulares do Brasil, ao lado de Jade Barbosa, Laís Souza e Camila Comin, também integrante da equipe do Pan de ginástica artística de Medellín. As reservas são Ana Paula Rodrigues e Daiane dos Santos.

No masculino, que conquistou a medalha de prata por equipes em Santo Domingo, os titulares são Adam Santos, Caio Costa, Danilo Nogueira, Mosiah Rodrigues. Paulo Afonso Souza Jr. e Paulo Márcio Pena são os reservas. Feliz com a presença na equipe adulta, Adam Santos, de 20 anos, que disputou a etapa de São Paulo da Copa do Mundo, disse que já vivia a ansiedade de sua possível participação no evento: \"Normalmente sou meio acelerado. Mas acho que, durante o treinamento de pódio desta sexta, consegui demonstrar segurança e penso que isso foi decisivo para a comissão técnica\", comentou. \"Vamos esquecer que já estamos classificados para os Jogos Pan-americanos e ratificar na competição a nossa vaga. Queremos ficar entre os melhores\", acrescentou o técnico da Seleção masculina, Frederico Hailer.

Os atuais campeões pan-americanos de ginástica artística são Cuba, no masculino, e Estados Unidos, no feminino. Neste sábado, acontecem as competições por equipes, a partir das 9h20. Para o domingo estão programadas as finais individuais por aparelho, a partir das 9h.

O Pré-Pan de Ginástica Artística é uma realização do Comitê Organizador dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO), da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), com o apoio do Ministério do Esporte e do Governo do Estado do Rio.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS