Ginástica | GE.net | 19/10/2006 10h16

Brasil termina o Mundial na inédita sétima colocação por equipes

Compartilhe:

Aarhus (Dinamarca) - O Brasil repetiu a colocação da primeira fase e terminou em sétimo lugar no Campeonato Mundial de Ginástica Artística, disputado na cidade dinamarquesa de Aarhus. Na final por equipes desta quarta-feira, as meninas voltaram a cometer pequenos erros e perderam chance de evoluir ainda mais em relação ao Mundial de Anaheim, em 2003, quando ficou em oitavo lugar.

A equipe, formada por Laís Souza, Daiane dos Santos, Daniele Hypolito, Camila Comin, Juliana Santos e Bruna Costa, somou 172,975 pontos e só ficou à frente da Espanha. Poderia ter tido melhor sorte caso não contasse com fraca apresentação de Bruna Costa, novata em Mundiais. Ela foi mal no único aparelho que se apresentou, a trave, e somou 12.925, minando possibilidade de evolução.

Destaque no individual geral nos primeiros dias, quando terminou em quinto lugar, Laís Souza melhorou seu desempenho da segunda-feira no salto e nas barras paralelas. No entanto, teve sensível queda no solo e na trave. Ainda assim, voltou a ser a quinta no geral - melhor posição da seleção -, o que a coloca como forte candidata na briga pelo título individual desta quinta-feira.

Daniele Hypólito, que também participa da decisão, foi outra que evoluiu. Ela foi a sétima colocada no geral e obteve a maior nota na trave, sua especialidade. Já Daiane dos Santos novamente não foi tão bem no solo, ficando com a nona melhor nota (15.025) entre as 24 participantes. Ainda assim, disputa, ao lado de Laís, a final do aparelho no sábado.

Mesmo com altos e baixos nas apresentações, a coordenadora da seleção Eliane Martins comemorou o desempenho final. "Com esse resultado podemos considerar que o Brasil está no grupo de elite da ginástica. Agora é torcer pelas apresentações individuais e esperar por medalhas, pois as meninas demonstraram que estão em excelente nível", afirmou.

A nova campeã do mundo é a China, que subiu uma colocação em relação à fase anterior. Com nota total de 182,200, superou os EUA, vencedores em 2003 e que haviam liderado com folga após as apresentações iniciais. As norte-americanas somaram 181,350. A Rússia levou a medalha de bronze, com 177,325.

Já a Romênia, campeã em Atenas-2004, terminou na quarta colocação, com 175,450 pontos, acima da Ucrânia. Assim como os EUA, a equipe européia também saiu no prejuízo, já que havia terminado a fase de classificação em terceiro lugar. A Austrália ficou com a sexta posição, apenas melhor que Brasil e Espanha.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS