Ginástica | GE.Net | 10/09/2006 14h31

Brasil sagra-se campeão no conjunto do Desafio Pan-americano

Compartilhe:

Macaé (RJ) - O conjunto brasileiro de ginástica rítmica desportiva manteve a tradição e conquistou o título do Desafio Pan-americano realizado neste sábado, no ginásio Maurício Bittencourt, em Macaé (RJ). A competição fez parte do calendário de eventos preparatórios para os Jogos Pan-americanos Rio-2007.

As ginastas brasileiras da equipe A foram ouro na classificação geral, na apresentação com cinco fitas e na com três arcos e dois pares de maças. Na competição individual duas brasileiras também subiram ao pódio, mas o destaque foram as argentinas Antonella Yacobelli e Anahí Sosa. Vencedora com a corda e a fita, Anahí Sosa ficou com o título do individual geral.

"Hoje, foi possível observar as ginastas que provavelmente estarão brigando pelas primeiras posições nos Jogos Pan-americanos. Acredito que haverá no Rio uma grande disputa entre Brasil, Argentina e México, que não pôde comparecer ao Desafio", avalia Ana Paula Ribeiro, que conquistou a única medalha de ouro brasileira no evento, com as maças. Mesmo com o triunfo, ela terminou em quarto no individual geral. Ana Paula Scheffer, ganhadora de duas pratas e um bronze, foi a segunda, e Antonella, a terceira.

As duas treinadoras da seleção brasileira permanente de ginástica rítmica estavam satisfeitas com os resultados obtidos no Desafio. Maria Cristina Vital, da equipe individual, e Monika Queiroz, do conjunto, aproveitaram a competição para observar ainda melhor suas ginastas, atentas à escalação definitiva das equipes para os Jogos Pan-americanos Rio 2007. "Foi um bom teste e, apesar de algumas falhas, o resultado foi muito bom. Vamos trabalhar cada vez mais forte e vou continuar analisando o desempenho de cada uma. Agora, nossa próxima etapa é se concentrar nos Jogos Sul-americanos de Buenos Aires 2006", considera Maria Cristina.

Nas provas individuais do Desafio Pan-americano, a delegação brasileira teve, além das duas Ana Paula, Luisa Matsuo, Luana Faro, Karen Piccinin e Yuka Solano. Assim como sua colega, Monika Queiroz tem nas mãos uma nova geração. Renovado, o conjunto verde-amarelo tem a missão de suceder a equipes que conquistaram as medalhas de ouro nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg-99 e Santo Domingo-2003.

"Não se trata de sonho. A nossa meta, o nosso objetivo é uma medalha nos Jogos Rio 2007 e a classificação para os Jogos Olímpicos de 2008. Damos um passo de cada vez. E o evento aqui em Macaé foi mais um desses importantes passos", afirma Monika, que chamou a atenção da torcida ao vibrar intensamente com a medalha de ouro do conjunto de 3 arcos com 2 pares de maças. A equipe Brasil A, no conjunto de 5 fitas, foi composta por Nicole Muller, Nickolle Abreu, Marcela Manezes, Luciane Hammes e Daniela Leite; no conjunto de arcos e maças, às quatro primeiras se juntou Larissa Evangelista.

Macaé recebeu 27 ginastas dos três países inscritos no Desafio Pan-americano. O Brasil tinha a maior delegação, com 16 atletas (dez de conjunto e seis de individual). Cuba enviou oito ginastas (seis de conjunto e duas no individual) e a Argentina, três no individual.

A seleção brasileira masculina permanente de trampolim acrobático se apresentou em alguns dos intervalos. A modalidade fará no RIO 2007 sua estréia no programa de Jogos Pan-americanos. O Brasil terá direito a inscrever dois atletas no evento.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS