Futebol Europeu | Com Folhapress | 01/04/2008 11h26

Quartas da Copa dos Campeões iniciam nesta terça-feira

Compartilhe:

São Paulo (SP) - Os clubes ingleses são maioria nas quartas-de-final da Copa dos Campeões, que começam nesta terça-feira, a partir das 14h45 (MS). Mas isso não quer dizer que a Inglaterra seja o país que mais atletas ainda tem na competição continental.

Liverpool, Chelsea, Arsenal e Manchester United, que abre fora de casa o mata-mata contra a Roma, representam sua nação se baseando em elencos maciçamente constituídos por estrangeiros.

Eles formam uma legião de 76 atletas, de um total de 98 jogadores que estão inscritos pelos times ingleses no principal torneio de clubes do continente europeu.

Todos comandados por técnicos estrangeiros, os quatro times da Inglaterra na Copa dos Campeões não chegam a contar com uma dezena de nativos.

O Manchester, dirigido há mais de duas décadas pelo escocês Alex Ferguson, é o que mais ingleses mantém em seu elenco, oito. Ainda assim, em número bem inferior à força de trabalho estrangeira.

Na lista de inscritos na Uefa para o torneio continental aparecem 16 não-ingleses, incluindo o principal astro e artilheiro do time no torneio, o atacante português Cristiano Ronaldo.

Mas exemplo extremo de importação de jogadores é mesmo o Arsenal. A equipe do francês Arsène Wenger tem apenas dois ingleses em seu elenco: os jovens reservas Justin Hoyte e Theo Walcott. Junto com 24 estrangeiros, eles tentam conquistar pela primeira vez para o clube o troféu mais cobiçado pelas equipes da Europa.

No Liverpool, o técnico espanhol Rafa Benítez tem à sua disposição quase tantos forasteiros como seu rival de quarta-feira na competição européia. O clube pentacampeão da Copa dos Campeões conta com 19 não-ingleses em seu elenco.

Mas se nenhum deles chega a ameaçar a posição de ídolo maior, de Steve Gerrard, pelo menos nesta temporada em que a equipe começou trôpega e agora está entre os favoritos ao título europeu o capitão do time vermelho tem sido obrigado a dividir parte dos holofotes com o espanhol Fernando Torres, goleador da equipe.

Já no Chelsea, 17 estrangeiros formam elenco completado por seis ingleses e comandado por um israelense, Avram Grant, sucessor do também forasteiro José Mourinho.

Nesta fase da Copa dos Campeões os ingleses não são maioria nem quando comparados com representantes de outros países. Neste quesito, os brasileiros são dominantes: 24 deles estão inscritos nas oito equipes das quartas-de-final do torneio - cada time tem pelo menos um em seu elenco.

A França, com 18 jogadores, também está presente, apesar de não ter nenhum time classificado para as quartas.

Na contramão da abertura de mercado promovida pelos ingleses em seus times está o Fenerbahce. O clube também usa a receita de ter comando (o técnico Zico) e craque (o meia Alex) importados. Mas buscou em casa a base de seu grupo. Conta com 16 atletas nascidos na Turquia, além de um naturalizado, Mehmet Aurélio.

Jogos desta terça:

Schalke 04 x Barcelona
Roma x Manchester United

Partidas de amanhã:

Fenerbahçe x Chelsea
Arsenal x Liverpool

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS