Futebol de Base | Gazeta MS | 04/02/2016 13h42

Escolinha de futebol do Deda completa 15 anos este mês

Compartilhe:

Fundado em 13 de fevereiro de 2001, a Associação Escolinha de Futebol Deda completa este mês 15 anos de muito sucesso na formação de novos atletas em Caarapó. Idealizado pelo ex-jogador João Baratella Cavanha, também conhecido como Deda, o projeto revelou grandes nomes como Tiaguinho (hoje na Bósnia), Dieguinho (no Macaé-RJ) e Murilinho (São José-SP).

Nascido em Caarapó-MS, Deda iniciou teve passagens como jogador por vários times brasileiros e do exterior, entre eles, Internacional-RS, Fluminense-RJ, Figueirense-SC, Santa Cruz-PE, Grêmio Catanduvense-SP, Itumbiara-GO, Anapolina-GO, Rio Branco-ES, Freamunde de Portugal, Camaras Lobos também de Portugal, Al Ansar da Arábia Saudita e por último, encerrando a carreira, no Universal-RJ. Na infância, participou das escolinhas do AEC e do Ubiratan.

Em 2001, um ano após parar de jogar, Deda deu início ao projeto da Escolinha de futebol em Caaarapó. “Quando voltei a Caarapó tinha um novo sonho. Meu objetivo era passar um pouco do que vivi e aprendi em 15 anos como atleta profissional. Graças a Deus deu tudo certo e hoje já são 15 anos de muito trabalho e credibilidade adquirida”, disse o ex-jogador que relembra dos momentos vividos na escolinha.

“Durante estes 15 anos, convivemos com milhares de crianças, jovens e adolescentes, em busca de um sonho ser um atleta profissional de futebol. Alguns se tornaram profissionais, outros médicos, advogados, outros pedreiros, outros autônomos, mais participamos do caráter e da educação destas crianças. Formamos atletas, mais formamos muito mais homens de bem e cidadãos preparados para o futuro. Fico contente demais ver um pai hoje que foi meu aluno trazer seu filho na escolinha. Isto não tem preço”, completou.

Deda conta que a escolinha indica e leva muitos jogadores para terem oportunidades em outros times do país, mas o grande objetivo é socializar e integrar crianças na sociedade. A disputa maior é tirar os jovens das ruas afastando de possíveis contatos com drogas e mostrar o verdadeiro significado do esporte, amizade, respeito e proporcionar a oportunidade de se tornarem profissionais. “Não uma fábrica da ilusão. Sempre deixamos claro para alunos e pais que a escolinha trabalha para perceber algum potencial. Se isso acontecer indicamos para seguir em frente no futebol, se não, tenho certeza que podemos contribuir para o jovem se tornar um grande homem”, relatou.

Na escolinha, Deda diz já ter vários títulos como o de campeão brasileiro de AABB em Curitiba representando Caarapó.

Sobre os 15 anos do projeto, Deda afirma que está muito satisfeito e projeta novas conquistas. “Meu sentimento é de muita alegria. Não só minha, mas também do povo caarapoense. Durante a historia do nosso município nós fomos os únicos a chegar a grandes clubes do Brasil e do exterior como atleta e hoje, quase 20 anos depois, sinto enorme alegria de ter aberto as portas para um Dieguinho, um Tiaguinho, e vários outros que por aqui passaram. Agradeço a todos que nos ajudaram nestes 15 anos, principalmente aos pais que sempre confiaram no nosso trabalho, que sempre nos deram credibilidade”, finalizou o desportista.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS