Futebol | Gabriel Sato | 09/09/2020 08h18

Vice da primeira fase do Estadual ficou com título apenas três vezes

Compartilhe:

O Águia Negra liderou grande parte da primeira fase do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A 2020, mas foi ultrapassado na última rodada pelo Aquidauanense, no saldo de gols, e ficou com a segunda colocação da fase de classificação. Na história da competição, que possui o formato atual desde 2006, apenas em três ocasiões o vice-líder ficou com o título.

A primeira vez ocorreu justamente no ano de estreia do campeonato no modelo que permanece até hoje. Em 2006, o Coxim ficou 11 pontos atrás do Clube Esportivo Nova Esperança (Cene) ao término da primeira fase, mas ficou com o caneco inédito. Na semifinal, o Tricolor eliminou o Águia Negra com uma vitória e um empate, e na decisão final, foi campeão sobre a Sociedade Esportiva e Recreativa Chapadão (Serc) com dois empates. O Cene na semifinal para o clube de Chapadão do Sul.

Coxim foi o primeiro vice-líder à levantar o caneco do Estadual, no formato atual (Foto: Jovem Sul News)

Três anos depois, foi a vez do Naviraiense ficar com o título inédito. O Jacaré do Cone Sul ficou dois pontos atrás do Itaporã ao término da primeira fase do Estadual de 2009. Na fase seguinte, que também era de grupos, ficou atrás do rival Ivinhema por um ponto. Na semifinal, também era em grupos e novamente o Naviraiense ficou um ponto atrás do Ivinhema, mas na decisão entre os rivais, o Naviraiense venceu as duas.

Empate sem gols no primeiro duelo, porém devido a várias expulsões, o Ivinhema não teve número suficiente de jogadores para continuar a partida e a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, deu vitória ao Jacaré por 1 a 0. No jogo da volta, em Ivinhema, vitória de virada do Naviraiense por 2 a 1.

Equipe do Naviraiense campeão do Estadual de 2009 (Foto: Gazeta MS)

Assim como em 2020, na temporada passada o Águia Negra liderou até a última rodada da fase de classificação do Estadual, mas naquela ocasião perdeu a primeira colocação para o Operário. No mata-mata, eliminou a Serc nas quartas de final, o Sete de Setembro na semifinal e levantou o caneco em cima do Aquidauanense.

Decisão entre Águia Negra e Aquidauanense pelo Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2019 (Foto: Reprodução)

*Com informações da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS