Futebol | Lucas Castro | 31/07/2019 22h45

União/ABC supera Galvez e vai às oitavas de final da Copa Verde

Compartilhe:

O Clube de Esportes União/ABC, de Campo Grande, visitou o Galvez Esporte Clube, em Rio Branco-AC e venceu por 3 a 1, na noite desta quarta-feira (31). A partida de volta, válida pela primeira fase da Copa Verde 2019, foi realizada na Arena da Floresta, na capital acreana.

Após bater, pelo placar mínimo, o adversário no primeiro jogo, no Jacques da Luz, na última quinta-feira (25), a equipe campo-grandense precisava apenas do empate em Rio Branco para avançar.

No entanto, o Tricolor da capital foi em busca da vitória. O Galvez jogou cerca de um quarto do duelo com um jogador a menos. O zagueiro Renato foi expulso aos 23 minutos do primeiro tempo. O camisa 3 ofendeu verbalmente o árbitro Djonaltan Araujo e levou o amarelo. Ao insistir nas reclamações, o juiz mostrou o vermelho ao atleta.

Até o momento da expulsão, o Galvez era melhor na partida e criou algumas oportunidades de abrir o marcador. Todavia, o time acreano perdeu o entusiasmo e o desempenho caiu.

O primeiro gol do confronto saiu aos 36 da etapa inicial. Agnaldo fez boa jogada na meia-lua, observou a infiltração de Alemão e fez o passe. O camisa 11 dominou, livrou-se de dois adversários na pequena área e bateu cruzado. A bola, rasteira, passou ao lado esquerdo do goleiro Gabriel. 1 a 0 para o União/ABC.

Já no segundo tempo, por precisar do resultado positivo, o Galvez lançou-se ao ataque, mesmo com nove jogadores na linha. Em falta cobrada próxima à risca da grande área, aos 26 minutos, Ciel colocou a bola na cabeça de Brener, camisa 3. O zagueiro raspou de cabeça no canto do arqueiro do União. 1 a 1.

No final da partida, o time de Campo Grande reacendeu e deu o último "gás" para assegurar a classificação. Por sua vez, a equipe nortista já deixava espaços na defesa, por se lançar ao ataque. Após jogada rápida, Rafael "Rafa" Lima, vestindo a 14, arriscou de perna direita e colocou novamente a equipe sul-mato-grossense em vantagem no placar, aos 42 da etapa complementar.

Cinco minutos depois, Alemão fez seu segundo tento, que coroou bela atuação individual no confronto. Consciente, o atleta do Tricolor dominou com a perna direita, na meia-lua, fez a finta no estilo futsal e arrematou, em curva, próximo ao poste direto, sem chances para Gabriel. Final de jogo: 3 a 1 e a classificação do União/ABC.

"Achamos que o jogo seria um pouco mais difícil, mas eles ficaram com um a menos e ficou um pouco mais fácil", afirma Alemão, destaque da partida, em entrevista à rádio Ecoacre. 

"Tenho que agradecer a Deus e à minha equipe, que jogou demais. Mesmo cansado, consegui fazer o segundo gol. A equipe está de parabéns. Agora, é descansar, voltar para casa e focar no Luverdense", acrescenta o jogador.

Ao microfone da rádio acreana, o técnico do Galvez, José Marco Rodrigues, conhecido como Zé Marco, justifica que a expulsão na primeira etapa foi o principal motivo para o revés dentro de casa. "O que pesou foi a expulsão, nos complicou muito, porque tínhamos um planejamento inicial e estávamos melhor na partida até ficar com um homem a menos. A equipe teve de se expor para virar o jogo e, com um a menos, foi mais desgastante”.

Comandado pelo técnico Daniel Franklin, o União/ABC foi a campo com Breno (goleiro), Luberto, Luz, Jaime, Raylan, Gabriel, Marcelinho, Agnaldo, João Pedro, Luan Rodrigues, Alexandre "Alemão". Os reservas foram João Victor, Rafael Lima, Rodrigão, Matheuzinho, Dougão, Igor, Phelipinho, Kerman e Toco.

A agremiação da casa entrou no gramado com Gabriel Carvalho (goleiro), Renato Abreu, Brener Souza, Kaisson, Antonio "Nesso" Neto, Adriano Silva, Daniego, Luan Lima, Erick Barroso, Ajaciel "Ciel" Moraes e Matheus "Mamude" Costa. Iniciaram no banco de suplentes Lucas, Tiago Teles, Natan, Kinho, Ulysses e Balica. O Imperador Galvez teve comando técnico de José Marco Rodrigues.

O jogo em Rio Branco-AC foi conduzido pelo árbitro Djonaltan Costa de Araujo, auxiliado por Marcio Gleidson Correia Dias e Jose Ricardo Guimaraes Coimbra, todos do Pará. Julian Negreiros de Castro (AC) foi quarto árbitro e Gilsomar Lopes da Silva o analista de campo.

Fato inusitado - O confronto na Arena da Floresta teve atraso de 30 minutos para ter início, devido à falta de médico da equipe da casa. Segundp a equipe de reportagem da rádio Ecoacre, a diretoria do Galvez chegou a ligar inúmeras vezes no telefone pessoal do médico da equipe, mas este teria dado um "sumiço". Após meia hora de espera, o clube mandante entrou em contato com outro médico, para suprir a norma da CBF, que exige que haja um profissional para a bola rolar. 

Agora, o União/ABC enfrenta o Luverdense, de Lucas do Rio Verde-MT, nas oitavas de final. Os duelos estão agendados para 7 de agosto, a ida e 14 de agosto, a volta.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS