Futebol | Diarionline | 10/07/2017 11h42

Prefeitura precisa de parceiros para adequação do estádio Arthur Marinho

Compartilhe:

Após conquistar o título do Campeonato Sul-mato-grossense depois de 33 anos, o Corumbaense Futebol Clube vai retornar ao cenário nacional em 2018. Além de buscar o tricampeonato estadual da Série A, o Carijó da Avenida vai disputar o Brasileiro da Série D e a Copa do Brasil, uma das principais competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Mas para que o alvinegro pantaneiro possa jogar a Copa do Brasil em Corumbá, ao lado de sua torcida apaixonada, o estádio Arthur Marinho precisa passar por uma série de adequações. "É necessário atender algumas exigências da CBF. Sem isso, o jogo teria que ir para o Morenão ou para o Douradão", afirmou o vice-prefeito e diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), Marcelo Iunes.

Diante deste cenário, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira já buscou apoio das bancadas Estadual e Federal para assegurar recursos para as obras no estádio. Mas, para que esses valores possam ser investidos no Arthur Marinho, o estádio precisa ser doado à Prefeitura, uma vez que a legislação não permite a destinação de emendas parlamentares para prédios ou áreas particulares.

"Sozinha, sem parceiros, a Prefeitura hoje não tem condições de realizar todas as adequações necessárias. A crise econômica tem afetado o País inteiro, principalmente os municípios, e reduzido muito as receitas", salientou o prefeito, acrescentando: "Por isso não temos todos os recursos necessários para essas obras e dependemos de apoio federal e estadual para que os jogos do nosso Carijó não tenham de ir para outra cidade, o que não faria nenhum sentido."

Convênio e investimentos

O estádio Arthur Marinho pertence à Liga de Esportes de Corumbá (LEC) e, desde 27 de dezembro de 2007, é administrado pela Prefeitura, graças a um convênio firmado na época pelo prefeito Ruiter e a diretoria da LEC. Essa parceria possibilitou que o estádio recebesse a aplicação de recursos próprios do Município que transformaram o local em um dos melhores e mais bem equipados estádios de Mato Grosso do Sul.

O convênio que passou a administração do estádio Arthur Marinho para a Prefeitura tem duração de 10 anos, ou seja, termina no final de 2017. Uma vez encerrado o convênio, a legislação exige que todas as benfeitorias realizadas pela Prefeitura no local sejam retiradas. Isso inclui o placar eletrônico, cadeiras, carrinho-maca e todos os demais equipamentos usados para manutenção da praça esportiva.

A Prefeitura já manifestou à LEC o desejo de receber definitivamente o estádio e dotá-lo de toda infraestrutura necessária para receber esses e outros grandes eventos esportivos. Inicialmente, o Município vai realizar a troca de todo o gramado, do alambrado e a cobertura da arquibancada descoberta. Num segundo momento, será construída mais uma arquibancada atrás de um dos gols, ampliando a capacidade para os torcedores.

Como contrapartida, a Prefeitura de Corumbá ofereceu patrocínio total ao tradicional Campeonato Amador organizado pela LEC durante os próximos anos. Isso inclui assumir todos os gastos com arbitragem e premiações. Também foi oferecido um prédio na parte alta da cidade para que a LEC possa montar sua sede própria.

Procurado pela reportagem do Diário Corumbaense, o atual presidente da LEC, Leôncio Ribeiro Raldes, disse que não irá se pronunciar agora e que ele e sua diretoria vão pedir uma reunião com o prefeito Ruiter Cunha para discutir a situação.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS