Futebol | Gabriel Sato | 16/01/2020 11h32

Operário mantém mistério no elenco para Estadual 2020

Compartilhe:

Maior campeão estadual de Mato Grosso do Sul, o Operário disputará apenas o Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol em 2020. Com 11 títulos sul-mato-grossenses e quatro mato-grossenses, a equipe não obteve bons resultados no ano passado, quando teve o calendário agitado, e nesta temporada terá apenas competições domésticas para disputar.

Tricampeão consecutivo do Estadual, em 79, 80 e 81, e hexa se contar os títulos em Mato Grosso, o Operário possuí a maior invencibilidade na história do futebol sul-mato-grossense, foram 42 jogos sem perder entre os anos de 79 e 82. Os número são mais impressionantes se considerar o Estadual de MT em 78, somando 48 partidas de invencibilidade.

O galo viveu um longo jejum por títulos entre os anos de 1997 e 2018. Sem participar do Estadual de 98, a equipe foi vice em 2005, e foi rebaixada para a Série B, em 2009. Na segunda divisão, a equipe ficou em terceiro lugar e só subiu à divisão de elite por desistência do Costa Rica, mas com uma campanha fraca, os operarianos retornaram à Série B. Vivendo uma fase complicada, o Operário não participou da competição em 2012 e retornou ao futebol profissional em 2013, permanecendo na segunda divisão até 2015.

A equipe voltou à Série A em 2016, e desde então tem feito campanhas regulares. No ano do retorno o time conseguiu a segunda melhor campanha da primeira fase e caiu nas semifinais para o Sete de Setembro. No ano seguinte, novamente fez a segunda melhor campanha da primeira fase e caiu na semifinal para o Corumbaense. Em ambos os anos, o Operário conseguiu a vaga para a Copa Verde, jogou pela primeira vez a competição em 2017.

Em 2018, o jejum acabou. Com a terceira melhor campanha na primeira fase do Estadual, a equipe eliminou no mata-mata o Urso, Sete e Setembro e conquistou o caneco diante do Corumbaense. Embora fosse o atual campeão, no ano seguinte o feito não se repetiu e a equipe foi eliminada nas quartas de final para o Aquidauanense.

Título em 2018 tirou Operário da fila após 11 anos (Foto: Reprodução/Diário Corumbaense)

Temporada 2020

Para a temporada de 2020 o treinador da equipe será Glauber Caldas, ex-Costa Rica e que no ano passado levou a cobra do norte até as quartas de final do Estadual. Este será o segundo trabalho de Caldas no profissional, e ele busca fazer seu nome no futebol.

O elenco para esta temporada é mantido em sigilo, mas um dos reforços para este ano é o retorno de Igor Vilela, que estava no futebol português.

A estreia do Operário no Estadual acontece no dia 2 de fevereiro contra a Pontaporanense, em Campo Grande, possivelmente no estádio Morenão, caso as reformas sejam aprovadas pelo Ministério Público Estadual.

*Com informações do site da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS