Futebol | Com Federação de Futebol MS | 02/01/2024 10h32

Náutico chega à Série A Sul-Mato-Grossense e realiza sonho de família

Compartilhe:

Uma das novidades do próximo Campeonato Sul-Mato-Grossense é um clube familiar de Campo Grande que está em seu terceiro ano no futebol profissional. Terceiro colocado na Série B deste ano, o Náutico FC herdou a vaga aberta com o pedido de afastamento da SER Chapadão e joga a Série A em 2024, cumprindo com primor a promessa feita pelo presidente e jogador do clube, Julio Cezar, fez ao avô Batista, fundador da agremiação em 1969.

Na Série B a campanha foi regular, mas o suficiente para conquistar o acesso. Na primeira fase ficou com a quarta vaga na semifinal, com três vitórias e três derrotas. Na semifinal, uma vitória e uma derrota contra AA Portuguesa e derrota nos pênaltis, mas o acesso estava garantido.

Chegar à primeira divisão é a realização de um sonho que começou no fim da década de 60, com o Sr Batista e a Sra Maria, fundadores do clube. Apesar das cores do clube serem verde e preto, os apoiadores o chamam de “Alviverde Imponente”, expressão presente no hino. “Isso vem lá de trás, quando o time foi fundado e conquistou diversos títulos no futebol amador de Campo Grande na década de 70 como Copa Kaiser e Copa dos Campeões. Não vai ser agora que irá mudar”, explica Julio Cezar Nunes Ramos, 38 anos, neto do Sr Batista e que hoje é presidente.

Segundo o dirigente e jogador, tudo começou com um pedido do avô, já muito doente. “Na época eu ainda era atleta profissional e ele, debilitado em consequência de quatro derrames, me falou, durante um café da tarde, que ele queria ver o seu Náutico de novo em campo e eu fiz a promessa que iria reconstruir o clube e fazer de tudo para realizar o sonho dele”.

Refundado em 17 de julho de 2014, com um grande evento de apresentação desta nova geração para o Seu Batista e Dona Maria. O fundador do clube, porém, faleceu no segundo dia de 2015 e agora, das arquibancadas celestes, acompanha seu legado sendo conduzido pelo neto. “Começamos com as categorias de base e conquistamos o Campeonato Estadual Sub-13 e Sub-17 em 2021. No ano seguinte, estreamos no futebol profissional disputando a Série B e agora, na nossa segunda participação, conquistamos o acesso para elite sul-mato-grossense e também fomos campeões do Estadual Sub-15. Tenho certeza que meu avô e minha avó estão muito orgulhos disso tudo”, afirma.

Dirigente ou Atleta?

Como jogador profissional, Julio Cezar defendeu diversos clubes do Estado, entre eles a dupla Comerário, além do Novo FC, União ABC e os hoje afastados do futebol CENE e Campo Grande. Já havia deixado o futebol profissional e estava se especializando para comandar o clube, inclusive com diversos cursos da CBF e a conclusão do curso superior. Mas o convite para defender a vontade de defender o clube do avô foi mais forte.

“O técnico Mateus Sabatine disse que eu poderia ajudar os garotos com minha experiência e aceitei o convite na hora. Infelizmente sofri uma lesão no início dos treinos, com rompimento dos ligamentos do joelho direito. Mesmo assim, 45 dias após a cirurgia, consegui estar em campo na última rodada da fase classificatória e marcando gol e depois pude jogar os jogos das semifinais que nos garantiram o acesso”.

Em 2024, Julio Cezar ainda não sabe se estará em campo, mas acredita na manutenção da filosofia do clube. “Não vamos fugir do nosso plano de trabalho e manter a base do time que conquistou o acesso, mais alguns garotos das categorias de base. Se conseguirmos apoio poderemos buscar algum atleta mais experiente. O que temos certeza é de que seguiremos com o legado do Seu Batista”, conclui.

A estreia do Náutico no Campeonato Sul-Mato-Grossense acontece no dia 21 de janeiro, às 15h, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, contra o atual campeão, Costa Rica EC. Os dois times estão no Grupo A, junto com Operário FC, AA Portuguesa e Coxim AC.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS