Futebol | Máquina do Esporte | 05/05/2020 07h13

LaLiga retomará treinos e espera reiniciar campeonato em junho

Compartilhe:

Após a aprovação do Ministério da Saúde ao retorno do treinamento esportivo na Espanha, os clubes da LaLiga retornarão aos treinos nesta semana. No entanto, de acordo com o "Protocolo de Retorno ao Treinamento" que a LaLiga estabeleceu com especialistas médicos, o treinamento individual de jogadores profissionais da LaLiga Santander e da LaLiga SmartBank, as duas principais divisões do futebol espanhol, serão iniciados apenas depois de um exame médico feito pelo departamento especializado de cada clube.

O retorno ao treinamento foi planejado pela LaLiga com medidas acordadas com as autoridades esportivas e de saúde, a fim de garantir maior segurança e saúde a todos os envolvidos. A partir da volta, haverá um período de aproximadamente quatro semanas com diferentes fases que, em qualquer caso, estarão sujeitas ao processo de desescalonamento estabelecido pelo governo. Assim, juntamente com os controles médicos perceptivos, foi projetado um retorno escalonado aos treinamentos, que abrangerá desde o treinamento individual até o exercício em grupo, antes do retorno à competição, que está previamente programado para junho.

Assim como em outros países, inclusive o Brasil, que tenta seguir pelo mesmo caminho, o retorno ao trabalho dos profissionais do futebol na Espanha envolve a reativação de um setor econômico de bastante relevância no país, que contribui com 1,37% do PIB e gera 185 mil empregos.

"Esta crise teve um impacto profundo em todos nós. O retorno do futebol é um sinal de que a sociedade está progredindo para a nova normalidade. Também trará de volta um elemento da vida que as pessoas na Espanha e no mundo inteiro conhecem e amam. A saúde é fundamental, por isso temos um protocolo abrangente para proteger a saúde de todos os envolvidos, enquanto trabalhamos para reiniciar a LaLiga. As circunstâncias são sem precedentes, mas esperamos começar a jogar novamente em junho e terminar a temporada 2019/2020 ainda neste verão europeu. Voltar é vencer", afirmou Javier Tebas, presidente da LaLiga.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS