Futebol | O Tempo | 08/07/2020 08h29

Federação confirma retorno do Campeonato Mineiro em 26 de julho

Compartilhe:

Em encontro virtual nesta terça-feira (7), os 12 clubes do Módulo I do Campeonato Mineiro decidiram retomar a competição no dia 26 de julho, conforme previsto anteriormente com as autoridades de saúde do Estado. Apenas dois clubes foram contra o retorno na data estipulada: Villa Nova e Tupynambás.

Na segunda-feira (6), a Federação Mineira de Futebol teve uma reunião com a Secretária de Estado de Saúde (SES) e recebeu o aval para planejar o retorno da competição após a parada provocada pela pandemia do novo coronavírus.Como já determinado, as partidas serão com portões fechados.

"O Estado respondeu que é possível retomarmos os eventos esportivos, 1"desde que atendidas algumas condições mínimas de segurança. Com esta sinalização positiva, a federação convocou os 12 clubes e deliberou sobre a volta do Campeonato Mineiro", explicou o presidente da FMF, Adriano Aro.

Não haverá sede única como estudado anteriormente. Com isso, está mantido os mandos de campos originais das partidas, restando a deliberação da autoridade de saúde local para que o campo de jogo seja confirmado. O Estadual foi interrompido no dia 15 de março, depois da nona rodada. Restam duas rodadas para o fim da primeira fase (os quatro primeiros se classificam) e a disputa mata-mata de semifinais e finais. Para concluir a competição, portanto, a FMF precisa de seis datas.

O CBF estabeleceu o fim de semana dos dias 8 e 9 de agosto para o início do Campeonato Brasileiro. Neste sentido, não haveria data suficiente para terminar o Campeonato Mineiro antes do torneio nacional. Assim, os dois jogos da decisão serão disputados em uma data posterior, ainda não determinada. A alternativa é usar datas Fifa, de Eliminatórias da Copa, ou mesmo de Copa do Brasil, desde que os finalistas não estejam no torneio.

O Troféu Inconfidência, uma novidade da disputa deste ano, que será realizado de forma mata-mata entre o quinto e o oitavo colocado, está garantido. A diferença é que os duelos serão realizados em partidas únicas na casa do melhor classificado.

Confira as datas prévias para a volta do futebol (horários e locais a definir):

10ª rodada - 26/7 (domingo)
América x Atlético
Cruzeiro x URT
Tupynambás x Caldense
Coimbra x Tombense
Uberlândia x Villa Nova
Patrocinense x Boa Esporte

11ª rodada - 29/7 (quarta)
Caldense x Cruzeiro
Atlético x Patrocinense
URT x América
Tombense x Uberlândia
Boa Esporte x Tupynambás
Villa Nova x Coimbra

1º jogo da semifinal: 2/8 (domingo)

Semifinal do Troféu Inconfidência: 2/8 (domingo)

2º jogo da semifinal: 5/8 (quarta)

Final do Troféu Inconfidência: 5/8 (quarta)

Finais do Campeonato Mineiro: datas indefinidas

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS